A exposição de Ron Mueck, no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM)

Fiquei muito bem impressionada com a exposição de Ron Mueck trazida para o MAM, no Rio de Janeiro. E posso dizer o seguinte: só mesmo estando frente a frente com suas esculturas para perceber a sutileza dos detalhes que ele conseguiu reproduzir de maneira praticamente perfeita e muito realista em suas obras.

Ron-Mueck-MAM-Rio-de-Janeiro-JPG (3)

A exposição conta com 9 esculturas. Sim, são poucas as obras, o que não diminui o seu valor nem o encantamento dos visitantes de todas as idades que lotam as filas do museu para ver a mostra, que conta com 3 esculturas inéditas.

Ron-Mueck-MAM-Rio-de-Janeiro-JPG (1)

Uma delas é a do casal de idosos na praia (“Casal debaixo de guardassol” ou “Couple under an Umbrella”), que me impressionou bastante. Mesmo representando pessoas em uma escala aumentada, as figuras humanas ali retratadas pareciam muito reais.

foto 1 (5)

 

As rugas no rosto e no corpo, os pés, as veias, os pelos na perna e as mãos delicadas são de impressionar. A impressão que tive foi a de que eles poderiam a qualquer momento se levantar e sair andando por ali.

Ron-Mueck-MAM-Rio-de-Janeiro-JPG (8)

A galinha (“Natureza Morta” ou “Still Life”) foi uma outra obra minuciosamente trabalhada, que também foi criada em escala aumentada: há até restos de penas no seu corpo e seus pés são réplicas que retratam algo muito próximo da realidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A mulher com o bebê indo às compras (“Mulher com as compras” ou “Woman with Shopping), o casal de adolescentes (“Jovem Casal” ou “Young Couple”), e o homem na boia (“À Deriva” ou “Drift”) também não ficaram para trás.

Ron-Mueck-MAM-Rio-de-Janeiro-JPG (2)

Além do casal de idosos, ficaram entre as minhas preferidas as obras “Juventude” (“Youth”), que retrata um homem com um corte profundo no tórax e “Máscara II” (“Mask II”), com níveis de detalhamento espetaculares – até os poros e espinhas eram visíveis.

Enfim, recomendo fortemente a exposição para toda a família!

E atenção: A exposição de Ron Mueck fica no MAM somente até o dia 1º de junho – e a dica para evitar filas é comprar o ingresso antecipadamente pela internet. Eu fiz isso e economizei um bom tempo na chegada. O ingresso custa R$ 14,00 e estudantes e idosos pagam meia.

Sobre Márcia Oliveira 226 Artigos
É uma carioca completamente apaixonada por viagens - assim que chega de uma já está planejando a próxima. Atualmente mora em Munique, na Alemanha. É Jornalista e tem um marido super gente boa que a acompanha em suas aventuras. Adora fotografia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e conversar sobre viagens!

Seja o primeiro a comentar

Dê vida a este blog! Deixe sua opinião aqui!