Atenção à validade do passaporte para viajar para a Europa!

Além de cuidar do roteiro e dos detalhes da sua próxima viagem, é imprescindível que você também esteja atento ao prazo de validade do passaporte para viajar para a Europa!

O passaporte brasileiro tem validade de 5 anos para adultos (e sua validade varia para crianças com até 5 anos).  Até aí, tudo bem,  se não fossem as exigências feitas por alguns países europeus signatários do Tratado de Schengen: eles requerem que o seu passaporte tenha até 90 dias ou três meses de validade a contar a partir da sua data de retorno ao Brasil. Ou seja: se você está de viagem marcada para um desses países, retornará ao Brasil, por exemplo, no dia 10 de janeiro, deverá ter um passaporte válido, pelo menos, até 10 de abril do mesmo ano. Caso contrário, não conseguirá nem mesmo embarcar no Brasil para o seu destino europeu. E esse prejuízo/decepção bem no início das férias ninguém quer ter, não é?

Esses países são os seguintes:

Áustria
Bélgica
República Checa
Dinamarca
Estónia
Finlândia
França
Alemanha
Grécia
Hungria
Islândia
Itália
Letónia
Liechtenstein
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Países Baixos
Noruega
Polônia
Portugal
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Suécia
Suíça
E mais um ponto de atenção é o seguinte: se você pretende visitar países do Reino Unido e Irlanda, a regra muda: o seu passaporte deverá ter não somente três, mas seis meses de validade!

validade do passaporte para viajar para a europa

Lembrando que, além de checar a validade do passaporte antes de viajar para a Europa, você deverá levar na bagagem de mão documentos que mostrem a finalidade da sua viagem (reserva de hotéis e passagem de volta, por exemplo, no caso de viagem de férias), além de provas de que você tem recursos suficientes para se manter durante os dias da sua viagem (dinheiro em espécie e cartões de crédito, por exemplo).

Ah, e não se esqueça do seguro/assistência de viagem: ele deverá ter cobertura de, no mínimo,30 000€, incluindo os custos que terão de ser pagos no caso de ter de regressar ao seu país de origem em caso de doença ou morte. Este seguro deverá ser válido para todo o período da sua permanência.

Sobre Márcia Oliveira 226 Artigos
É uma carioca completamente apaixonada por viagens - assim que chega de uma já está planejando a próxima. Atualmente mora em Munique, na Alemanha. É Jornalista e tem um marido super gente boa que a acompanha em suas aventuras. Adora fotografia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e conversar sobre viagens!

1 Comentário

  1. Esta questão deveria ser bem divulgada aqui no Brasil, evitando que o início das férias se torne uma ¨ furada¨ !

1 Trackback / Pingback

  1. Planejando uma Eurotrip | Estrela à direita

Dê vida a este blog! Deixe sua opinião aqui!