Como é voar pela Air France: relato da minha experiência

A seguir, relatarei minha experiência sobre como é voar pela Air France, considerando pontos como: Conforto, Entretenimento, Serviço de bordo, Pontualidade e Atendimento. Dei uma nota de 0 a 10 para cada um desses pontos e, ao final do post, apresento a média final para esta minha experiência com a companhia aérea francesa.

Como_e_voar_pela_Air_France (2)

Os vôos avaliados aconteceram em Novembro de 2014. A origem foi o Rio de Janeiro e o destino Paris. Ambos os voos (de ida e volta) foram diretos e a aeronave foi um Boeing 777-300ER.

1) Como é voar pela Air France – Conforto (Nota: 8)

Achei as poltronas confortáveis e o espaço frontal entre os bancos satisfatório. Na ida, me sentei na janela e senti muito calor durante todo o voo. Não sei se foi um problema meu, do lugar em que eu me sentei ou da própria aeronave, o fato é que isso me incomodou bastante. Na volta, o ar-condicionado estava em uma temperatura agradável e o voo foi bem mais tranquilo pra mim neste sentido.

2) Como é voar pela Air France – Entretenimento (Nota: 9)

Monitor individual da Air France
Monitor individual da Air France

As aeronaves contavam com monitores touchscreen individuais em cada poltrona, com opções variadas de filmes (para adultos e crianças), músicas, jogos e informações e status do voo.

Porta USB à frente do meu assento no Boeing 777 da Air France
Porta USB à frente do meu assento no Boeing 777 da Air France

Uma coisa muito interessante foi poder contar com uma porta USB/ um carregador USB, que ficava bem abaixo do monitor individual. Nele era possível plugar um pen drive ou outro dispositivo e baixar filmes e fotos para assistir no monitor da Air France.

Outro uso que considerei ainda melhor, foi utilizar a porta USB para carregar meu iPhone. Assim, cheguei ao meu destino com a bateria do celular cheia.

3) Como é voar pela Air France – Serviço de bordo (Nota: 7)

Na ida, o voo saiu do Rio de Janeiro pouco mais de 17:00. Assim, logo após a decolagem, foi servido um aperitivo (biscoitinho salgado) com bebidas.

Aperitivo servido logo após a decolagem
Aperitivo servido logo após a decolagem

Mais tarde, foi servido o jantar, com duas opções de prato principal: carne refogada com ameixa seca com arroz e vegetais e penne com molho cremoso, presunto e ervilhas. Comi a massa, que estava meio grudenta, pouco saborosa e fria. Mas soube que o prato com carne estava gostoso. Além do prato principal, havia ainda uma salada de pepino com manga e coentro, pão, queijo, e também um pudim de sobremesa.

Jantar servido no voo de ida para Paris
Jantar servido no voo de ida para Paris

Durante a noite, foram servidos sorvetes e pequenos lanches na parte traseira do avião. E antes do pouso, tivemos o café da manhã.

Café da manhã servido no voo de ida para Paris
Café da manhã servido no voo de ida para Paris

No voo da volta, que partiu às 23:20 de Paris, tivemos jantar com as seguintes opções de pratos principais: frango com vinagre de vinho xerez, purê de batata com vegetais e risota de grãos variados com queijo parmesão. Optei pelo risoto, e desta vez dei sorte, porque ele estava saboroso.

Jantar no voo de volta (Paris-Rio)
Jantar no voo de volta (Paris-Rio)

E esta foi a foto do café da manhã da volta, que eu particularmente não curti muito.

Café da manhã no voo de volta (Paris-Rio): o prato principal era omelete, que eu particularmente  não curto muito no início do dia.
Café da manhã no voo de volta (Paris-Rio): o prato principal era omelete, que eu particularmente não curto muito no início do dia.

4) Como é voar pela Air France – Pontualidade (Nota: 9)

Mapa com o status do voo na volta para o Rio de Janeiro
Mapa com o status do voo na volta para o Rio de Janeiro

O voo da ida não saiu do portão no horário marcado, porque a Air France precisou aguardar por passageiros que estavam chegando em um outro voo da companhia que estava atrasado. Apesar deste atraso, chegamos ao destino no horário descrito na passagem.
Na volta, a aeronave deixou o portão no horário marcado, e chegamos ao Rio de Janeiro um pouco antes do horário previsto.

5) Como é voar pela Air France – Atendimento (Nota: 8)

No geral, não tenho do que me queixar do atendimento da Air France (tanto no aeroporto quanto nas nas aeronaves). O único porém fica por conta de alguns comissários, que insistiam em falar francês comigo, mesmo quando eu pedia ou perguntava algo em inglês. Enfim, nada sério, mas curioso.

Como_e_voar_pela_Air_France (8)

Em resumo, a minha nota média para esta experiência com a Air France foi de 8,2.

Recomendo a companhia e confesso que me surpreendi com esta viagem, pois já havia viajando anteriormente pela Air France e tido uma impressão diferente: os comissários eram extremamente grosseiros e os assentos nem um pouco confortáveis. Bom saber que a companhia melhorou nestes aspectos e que poderei considerá-la nas próximas viagens para o Velho Continente!

Sobre Márcia Oliveira 226 Artigos
É uma carioca completamente apaixonada por viagens - assim que chega de uma já está planejando a próxima. Atualmente mora em Munique, na Alemanha. É Jornalista e tem um marido super gente boa que a acompanha em suas aventuras. Adora fotografia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e conversar sobre viagens!

1 Comentário

1 Trackback / Pingback

  1. Air France: confira os detalhes das novas classes da companhia aérea francesa - Viajando por aí

Dê vida a este blog! Deixe sua opinião aqui!