Deserto do Atacama: o que você deve levar na mala

Oi pessoal! Aqui é a Camila Gomes de novo! Depois de dar dicas para viajar de carro no Deserto do Atacama (post 1, post 2), vou listar alguns itens que não podem faltar na sua mala! 

Antes de começar esse post alguns esclarecimentos. Não sou médica. Não sou ligada em moda. Sou cuidadosa com minha pele, mas não sou vaidosa com maquiagem e cabelo. O texto abaixo é um relato da minha experiência, não estou receitando remédios e nem preocupada com estilo e beleza!

O primeiro pensamento que precisa nortear sua organização de mala é: “estou indo para o deserto mais alto e árido do mundo”, o que quer dizer que você vai experimentar um clima extremante seco, com temperaturas que variam de 0 a 40 graus e com altitudes que podem oscilar mais de 2000 m em 1 hora de deslocamento.

Não se assustem! Eu sobrevivi!!! E vou contar como.

Kit Sobrevivência – Remédios

Assim como provavelmente você faz durante suas viagens, eu também levo aquele kit básico com analgésicos, antialérgicos, algo para o estômago… Mantivemos esses mesmos itens, mas incrementamos o kit. Devido ao clima extremamente seco levamos colírio e hidratante nasal. Sim, hidratante nasal! É um spray-gel que hidrata a mucosa e acredite, ele salvou o dia!!! Tem poeira para todo lado, então se você tem alergias respiratórias, vá preparado!

Devido à altitude é esperado perda de capacidade cardiorrespiratória, para algumas pessoas poder ser difícil respirar, principalmente com esforço físico. Outro sintoma comum da altitude é diarreia.Eu passei mal de verdade, tive diarreia metade da viagem. O que acabou atrapalhando um pouco… Só um pouco.

Meu marido tomou antialérgico todos os dias. Em contrapartida, o outro integrante do nosso grupo, não apenas ficou “de boa”, como ainda arrumou uma academia em San Pedro do Atacama para malhar!!!

Chá de coca
Chá de coca

O que mais me chateou foi não poder experimentar as comidas locais, fiquei no Gatorade e biscoito água e sal!!!
Existem algumas soluções locais, como chá de coca. Mesmo assim, não vá sem um seguro saúde!

Kit sobrevivência – cuidados com pele e cabelo

Se você não é do tipo vaidoso(a), não fique com preguiça de ler esse tópico! No deserto os cuidados com a pele é questão de saúde!

O deserto do Atacama concentra uma das radiações solares mais altas do planeta! Então, filtro solar é sim questão de sobrevivência.

O ar seco do deserto vai fazer até a pele mais oleosa ressecar. Assim como seus lábios e cabelos. E eu não estou falando de beleza. Estou falando daquela sensação incomoda de pele repuxada e ardida!

Eu tenho pele e cabelos oleosos e aqui no Brasil preciso usar aqueles produtos anti-oleosidade! Mas no deserto, eu me besuntava de hidratante e manteiga de cacau. Meus lábios ficaram tão ressecados que tive que passar Bepantol. Meu cabelo viu pela primeira vez um creme para pentear. Levamos ainda uma água termal em spray, que não é vital, mas é bem refrescante.

Roupas e acessórios

Foi a mala mais louca que já fiz, com biquíni e casacos de frio! A roupa de banho é interessante, pois há fontes termais e lagunas que são abertas ao público. Mesmo fazendo calor no deserto, eu não vi necessidade de usar shorts, já que venta muito e na sombra a temperatura é ridiculamente mais baixa.

look deserto

O que eu levei na minha mala e funcionou muito bem foi: calça legging, camisa de algodão sem decote, segunda pele, casaco corta vento, casaco leve e casaco pesado. Meu marido levou calças impermeáveis de fazer trilha que funcionam bem, e nosso amigo, calça jeans confortável, que também funcionou!

tenis de trilha
Para calçar, eu levei uma bota à prova d’água de fazer trilha, que é quente, confortável e fácil de limpar. Mas se você não tem, leve um tênis confortável e velho. Ouvi relatos de pessoas que jogaram fora o tênis depois de alguns dias de deserto! Se você está cogitando comprar um tênis de trilha, lembre-se de amacia-lo antes.

protecao contra o sol

Um item que é importante e pode dar um up no seu visual é o chapéu!!! Eu levei boné e um chapéu de aba estreita e tive que comprar um chapéu de aba mais larga, porque me falta melanina e meu rosto estava vermelho apesar do protetor solar.

Resumão do que levar

Na mala de roupas

  • Calça legging (próprias para trilha ou jeans)
  • Camisas de algodão ou dry fit
  • Segunda pele
  • Casaco fino
  • Casaco corta vento
  • Casaco pesado
  • Biquíni/Sunga
  • Tênis confortável (tênis de trilha funciona bem)
  • Chapéu, boné ou lenço

Remédios

  • Antialérgicos
  • Antialérgico spray nasal
  • Hidratante nasal spray
  • Colírio
  • Remédios para dor
  • Remédios para estômago e intestino

Estética

  • Protetor solar (levamos fator 60 e 70)
  • Protetor labial
  • Hidratante para corpo e rosto
  • Bepantol
  • Água termal spray


E atenção: Leve tudo dentro de sacos zip, a variação de pressão provocada pela altitude pode fazer as embalagens explodirem… Olhe o que fez com uma de nossas garrafas de água.

Garrafa de agua

Seja o primeiro a comentar

Dê vida a este blog! Deixe sua opinião aqui!