Dicas do Rio: A Trilha do Parque da Catacumba

O Parque da Catacumba já foi uma favela é um local excelente para entrar em contato com a natureza

O Parque da Catacumba fica um tanto quanto escondido em uma encosta no Corte do Cantagalo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, e guarda muitas surpresas aos cariocas e turistas que queiram respirar um pouco de ar puro, fazer uma trilha de dificuldade leve a moderada ou até mesmo praticar esportes radicais, como Tirolesa e Arvorismo.

O início da trilha para o Mirante

Em uma tarde de verão, resolvi visitá-lo pela primeira vez. É muito curioso saber que um dia ele já deu lugar a uma favela (a Favela da Catacumba). Na década de 70, os moradores e barracos foram retirados do local e realocados em conjuntos habitacionais da Vila Kennedy e da Cidade de Deus. E foi a partir de 1988 que se iniciou um processo de reflorestamento da área, que é constante e continua até os dias de hoje.

Sempre ouvi falar que a trilha até o mirante era muito tranquila, e, de fato, não há muita dificuldade pra quem está mais ou menos em forma. Na maior parte do trajeto há degraus esculpidos em pedras ou delimitados por toras de madeiras que facilitam bastante a subida. Além disso, há pontos de descanso com bancos para quem, assim como eu, não tem um porte muito atlético, digamos assim.

São 130 metros de subida que eu fiz em cerca de meia hora. Mas já ouvi algumas pessoas dizendo que fazem a trilha em 15 ou 20 minutos. Ao longo do caminho, que é bem agradável, pode-se ver o Corcovado, o Morro dos Cabritos e alguns pontos da Lagoa.

O Corcovado e o Cristo podem ser vistos quase na chegada ao Mirante por entre as árvores

Chegando lá em cima, o Mirante da Pedra do Urubu é bem pequeno e sua superfície bastante irregular, mas a vista compensa: de um lado, a Lagoa; do outro Ipanema; e à frente a Pedra da Gávea.

A Lagoa e a Árvore de Natal no Dia de Reis

Como vocês podem ver, a árvore de Natal da Lagoa ainda estava lá. Era a sua última aparição do ano, já que fiz a trilha no dia de Reis, último dia em que ela normalmente é acesa.

Lagoa e Ipanema, com o mar ao fundo

 

Pedra da Gávea ao fundo

Pude perceber que há policiamento no parque (dois Guardas Municipais passaram por mim na trilha com uma cobra dentro de uma caixa plástica) e, em sua base, há também um quiosque que vende bebidas e algumas guloseimas. Para os apreciadores de obras de arte, há também algumas dezenas de esculturas de artistas renomados em um espaço cheio de bancos que convidam ao descanso em meio ao verde do Parque.

Um programa que pode ser feito com a família e que também poderá ser apreciado pelos turistas, embora, acredito eu, não seja tão divulgado nos roteiros convencionais pela cidade. Desta vez resolvi não me aventurar nos esportes radicais que são oferecidos por uma empresa que atua no local. Da próxima, quem sabe?

Quem for de carro, fique sabendo: tem estacionamento no local (não é preciso parar na Lagoa e atravessar as pistas para chegar até lá. A entrada no Parque também é gratuita.

Serviço:

Parque da Catacumba
Av. Epitácio Pessoa, 3000, Lagoa
Ter-Dom, 8h às 17h
Tel: (21)  2247-9949

Entrada gratuita

Estacionamento gratuito

Sobre Márcia Oliveira 226 Artigos
É uma carioca completamente apaixonada por viagens - assim que chega de uma já está planejando a próxima. Atualmente mora em Munique, na Alemanha. É Jornalista e tem um marido super gente boa que a acompanha em suas aventuras. Adora fotografia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e conversar sobre viagens!

Seja o primeiro a comentar

Dê vida a este blog! Deixe sua opinião aqui!