Etiqueta para quem viaja de avião

Bom senso e paciência são fundamentais para garantir uma viagem tranquila de avião. Veja a seguir algumas maneiras de contornar com educação situações delicadas e comuns nesse tipo de viagem e confira algumas regras de ouro no vídeo abaixo.

Situação 1: A criança atrás de você não para de chutar seu banco, os pais não estão nem aí e você já está no nível máximo de irritação. Controle o nervosismo, faça cara de paisagem e dirija-se educadamente aos pais dizendo que gostaria de tirar um cochilo. Deixe de lado as piadas e ironias, do tipo: “Não aguento mais esta peste mal-educada chutando as minhas costas!” Se isso não funcionar, respire fundo, conte até dez, e solicite ao responsável que ele troque de lugar com a criança. Neste caso, você mantem a linha e reveza os chutes com a pessoa que estiver ao seu lado. No melhor dos casos, os pais se mancam e fazem alguma coisa para controlar as pernas nervosas do seu filho. Em último caso, chame um comissário e, civilizadamente, peça-lhe uma ajuda para contornar a situação.

Situação 2: A senhora que está ao seu lado é uma matraca: fala alto, emenda um assunto no outro, faz perguntas e/ou declarações inconvenientes – e você está louco para cochilar ou simplesmente viajar quieto. Você pode pegar um livro ou revista e começar a folheá-lo para ver se a pessoa se convence de que está atrapalhando sua viagem. Se tiver um computador, você também poderá abri-lo, mostrando-lhe que está ocupado e que não quer papo naquele momento. Outra indicação de que você não está a fim de conversar é colocar os headphones e tocar sua playlist preferida. Neste caso, mesmo que a pessoa continue a puxar assunto, você estará ocupando seus ouvidos com algo bem mais interessante.

Situação 3: Você precisa se levantar para ir ao banheiro, mas o seu vizinho está dormindo profundamente. Neste caso, jamais tente dar um jeitinho de simplesmente passar por cima da pessoa sem avisar! Acorde-a delicadamente e peça licença para se levantar por alguns minutos. Para evitar que isso aconteça, peça sempre um assento de corredor.

Sobre Márcia Oliveira 226 Artigos
É uma carioca completamente apaixonada por viagens - assim que chega de uma já está planejando a próxima. Atualmente mora em Munique, na Alemanha. É Jornalista e tem um marido super gente boa que a acompanha em suas aventuras. Adora fotografia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e conversar sobre viagens!

Seja o primeiro a comentar

Dê vida a este blog! Deixe sua opinião aqui!