Meu primeiro fotolivro de viagem

Amo fotografar, mas a verdade é que raramente imprimo as minhas fotos. Normalmente, seleciono algumas para as redes sociais e álbuns virtuais, mas a maioria delas fica mesmo armazenada no meu HD. Por outro lado, sempre tive muita vontade de criar um fotolivro de viagem, mas nunca tinha passado da fase de pesquisa: entrava nos sites, via os formatos, tamanhos, preços, e ficava de voltar depois, sendo que esse momento nunca chegava.

Tudo o que precisava era de um empurrãozinho pra conhecer, na prática, o processo de montagem de fotolivro. E quem me deu esse incentivo foi a FotoRegistro: a empresa me presenteou com um fotolivro muito bacana e lá fui eu ser iniciada neste mundo.

Escolhi uma viagem recente para documentar em 20 páginas (a de El Calafate). Acho que as fotos de lá ficaram lindas, além do que tenho várias panorâmicas feitas com o meu celular que tinha curiosidade para ver impressas.

Algumas panorâmicas de El Calafate que foram impressas no fotolivro
Algumas panorâmicas de El Calafate que foram impressas no fotolivro

Achei o processo de montar o fotolivro bem simples. Optei por um modelo clean (não sou chegada a muitos “frufrus” e efeitos), já que considero que as grandes estrelas de um álbum devem ser as fotos.  Assim, utilizei fundos azul claro nas páginas (sem texturas) e brinquei com várias possibilidades de diagramação.

Apesar de já ter escutado que montar um fotolivro é uma tarefa um tanto quanto cansativa, amei produzir o meu. Acho que o software disponibilizado pela FotoRegistro é bem fácil de usar e intuitivo. Além disso, acho que ele conta com um recurso bem interessante: ele avalia a qualidade da foto, indicando se a sua impressão em determinado tamanho ficará boa (pixelada) ou não.

Optei por usar na capa do fotolivro uma foto que tirei em uma trilha próxima ao glaciar Perito Moreno com uma paisagem realmente deslumbrante. E no interior do fotolivro, utilizei páginas com uma única foto, páginas com várias fotos…

 

Fotolivro-El-Calafate-Capa
Fotolivro-El-Calafate-Capa

Enfim, posso dizer que fiquei encantada com o resultado. Quando abri a embalagem do meu fotolivro (que chegou pelo correio após 7 dias úteis), vi que a qualidade da impressão e do papel é realmente espetacular. As fotos ficaram lindas – até mesmo as que tirei com o meu celular (um iPhone 5S). Eu acho que tive a mesma sensação de um fotógrafo renomado que vê pela primeira vez sua arte impressa em um livro. A diferença é que esse livro é único, o que o torna ainda mais especial.

Obviamente, fiquei animada em fazer outro fotolivro de viagem em breve. E já sei até qual destino será documentado: a Suíça, que também me rendeu fotos belíssimas.

Agradeço à FotoRegistro pela oportunidade e deixo aqui a URL do site para vocês conhecerem e se aventurarem a criar também um fotolivro (de viagem, casamento, família, festa, bebê…): http://www.fotoregistro.com.br

Sobre Márcia Oliveira 226 Artigos
É uma carioca completamente apaixonada por viagens - assim que chega de uma já está planejando a próxima. Atualmente mora em Munique, na Alemanha. É Jornalista e tem um marido super gente boa que a acompanha em suas aventuras. Adora fotografia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e conversar sobre viagens!

3 Comentário

  1. Muito linda a sua historia! E o Album parece que ficou lindo!
    Parabens Marcia. Vou tentar fazer o Album do aniversario do Henrique, pois no dele nao teve fotografo, logo teve poucas fotos e nenhm album. Continue sempre viajando e fotografando muito, pois assim podemos conhecer os lugares atravez da sua lente!
    Beijinhos

  2. Tenho profunda admiração pelo entusiasmo que o pioneirismo desperta em vc.! Chamo a isso sensibilidade, e também uma maneira simples de ser feliz com pequenas coisas, o que ,hoje em dia ,é bem raro!
    Continue assim, eu me orgulho de vc.!
    Depois,é claro,quero ver o álbum,,,,
    Mil beijinhos

1 Trackback / Pingback

  1. Como fazer fotos panorâmicas de paisagens com o iPhone - Viajando por aí

Dê vida a este blog! Deixe sua opinião aqui!