Nova Iorque: um roteiro cultural completo para suas férias!

 “In new york, Concrete jungle where dreams are made of,  There’s nothing you can’t do, Now you’re in new York…”

Os versos de Alicia Keys em Empire State of Mind afirmam: Nova Iorque é o lugar onde você pode fazer o que quiser. Como toda metrópole, existem várias cidades em uma só: pode ser a da magia dos musicais da Broadway, ou onde está o centro financeiro do mundo. A cidade de extremos que abriga museus para todos os gostos e uma profusão de lojas para todos os bolsos.

Você provavelmente já recebeu milhares de dicas. Organizando um pequeno roteiro, dá pra fazer um pouquinho de tudo, mas, deixe-se surpreender por algum programa diferente que apareça. Afinal, viajar é, sobretudo, abrir-se ao novo.

Tenha em mente que Nova Iorque é uma cidade para se conhecer a pé. Dá para pegar o metrô para os lugares mais distantes, mas basicamente, ande e descubra por que “These streets will make you feel brand new”…

1. Luzes, câmera, ação!
Se como eu, você ama cinema e é viciado em seriados, você está no lugar certo. Esqueça Hollywood. Cenário de diversos filmes e séries, em quase todos os locais reconhecerá algum prédio ou monumento.

Uma dica para os fãs é o TV & Series Movie Tour (http://onlocationtours.com/tour/new-york-tv-movie). A bordo de um ônibus com uma guia animadinha, percorre-se Manhattan pelas principais locações, com algumas paradas estratégicas. Em uma TV são mostradas as cenas, o que dá uma sensação “estou dentro de um filme” ! “So no one told life would gonna be this way…” Um das paradas é, claro, é no famoso prédio do Friends! Dura cerca de 3h e dá pra comprar on-line pelo site. Fiz o programa 2 vezes. Na primeira a guia era excelente e amei! Da segunda achei o guia mais fraquinho. Mas também pode ser interessante fazer, por sua conta, o tour a pé.

tv_series_movie_tour_nova_iorque

Acho que em uma próxima vez vou seguir este roteiro: http://guiadoscuriosos.com.br/blog/2013/02/04/o-roteiro-cinematografico-de-nova-york

2. Museus – tem de tudo!

Um museu é, na definição do International Council of Museums , “uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade”.

Eu não conheço outra cidade onde você possa fazer isso de todas as maneiras. Nova Iorque abriga museus para todas as idades e gostos. Em uma primeira visita, os mais tradicionais são obrigatórios. Fique atento aos dias e horários de funcionamento:

Metropolitan: são 2 milhões de obras do mundo todo e de todos os tempos: tem os impressionistas, a ala egípcia (imperdível!), esculturas, ovos Fabergé, e até mesmo arte moderna. Programe-se para ficar um dia inteiro. Além das obras, o museu em si é lindo! O preço de entrada é “sugerido”, ou seja, você pode pagar quanto quiser. E não precisa ficar constrangido, é assim mesmo que funciona.
http://www.metmuseum.org
Fica na 5ª.Ave com 82nd Street

MoMa: o maior museu de arte moderna do mundo abriga obras de Andy Warhol, Picasso, Dali e e até alguns brasileiros (Beatriz Milhazes, Lygia Clark) e é muito interessante! São obras bem diferentes, e o museu também é bem bonito. A lojinha merece uma visita!
http://www.moma.org
Fica na 11 West 53 Street.

Museu de História Natural: foi aqui que foi gravado o blockbuster “Um Noite no Museu”. Não é o meu preferido, mas vale a pena conhecer por que é uma proposta diferente, principalmente se for com crianças.
http://www.amnh.org
Fica na 79th Street com Central Park West (Lado Oeste do Central Park)

Guggenheim: esse só vale para ver a arquitetura externa!
http://www.guggenheim.org
Fica na 5ª.Ave com 89Street (Lado Leste do Central Park)

Dependendo da sua disponibilidade, existem ainda alguns menos badalados mas que são bem interessantes:

The Cloister´s: administrado pelo Metropolitan, é um castelo medieval que foi reconstruído em plena Big Apple. Fica longe pra dedéu, no extremo norte da ilha, mas o metrô deixa bem perto. Salte na 190th e ai escolha uma das opções: se o tempo estiver legal e você gostar de andar, a caminhada é bem agradável. Senão, pegue o ônibus M4 na porta da estação.
http://www.metmuseum.org/pt-br/visit/visit-the-cloisters

Morgan Libray: é uma biblioteca muito lindinha, com livros seculares e obras de literatura, música e desenhos.
http://www.themorgan.org

Frick´s Collection: é uma casa muito bonita, basicamente com obras européias (de novo, impressionistas, etc). Até 19 de Janeiro o famoso quadro Moça com Brinco de Pérola está exposto.
http://www.frick.org

Madame Tussaud: filial do famoso museu de Londres, este aqui, claro, tem uma pegada americana. O hall dos presidentes é muito legal, e ainda tem todos os astros de Hollywood pra tirar foto juntinho. O Brasil é representado por Ayrton Senna e Pelé.

madame_tussaud_nova_iorque

Por fim, confira as exibições que estarão acontecendo quando você for. Dei a sorte de ver uma exposição bem diferente : obras de arte todas feitas de Lego! http://www.discoverytsx.com/exhibitions/art-of-the-brick

lego_nova_iorque

3. Central Park

O mais famoso parque do mundo é uma local agradável para caminhar. Mas algumas atrações que talvez simplesmente andando não dê para achar:

• Strawberry Fields: Trata-se de um mosaico em preto e branco onde está escrito “Imagine” – homenagem de Yoko Ono a John Lennon. Fica próximo à entrada do parque, em frente ao Dakota Building (prédio onde Lennon morava e na frente do qual foi assassinado).

Estátuas de Alice no País das Maravilhas e de Hans Christian Andersen: são estátuas de bronze, com respectivamente, os principais personagens da história de Lewis Carrol e o escritor dinamarquês de contos infantis.Ficam próximas a 74th street, do lado leste do parque.

• Bow Bridge: É uma ponte linda e que já foi cenário de vários filmes! Fica próximo ao lago “The Lake”, bem no meio do parque, tb na altura da 74th.

• Bethesda Fountain: é uma fonte lindíssima, que fica na altura da 72th, tb no centro do parque.

central_park_nova_iorque

4. A parte “séria”… mas nem por isso, menos interessante!

– Memorial 11 de Setembro (http://www.911memorial.org): pensei que fosse ser deprê, mas se mostrou um lugar emocionante, respeitoso e uma linda homenagem aos que se foram. O local é pura emoção. O melhor é programar a visita daqui, pelo site. Não é cobrado ingresso mas pede-se uma doação de qualquer valor. E atenção: a entrada é repleta de todos os aparatos de segurança que só os americanos sabem ter. Mas, dá pra entender…

(pausa para momento consumo: em frente ao monumento está a Century 21th. A megastore foi inteiramente destruída nos ataques terroristas, mas foi reconstruída e é similar a um Outlet, com preços incríveis de roupas, acessórios, etc).

– Visita guiada à ONU: também é melhor reservar daqui. Pequenos grupos acompanham um guia empolgadíssimo (deve ser irmão da guia do cinema) por , basicamente, dois momentos: um lado político, com as salas onde os líderes mundiais fazem seus discursos, e um lado humanitário, onde você fica conhecendo todas as ações pelo mundo.

– Wall Street Bull ou Charging Bull: o famoso touro de bronze, símbolo do centro financeiro, atualmente não está mais na Wall Street e sim em Bowling Green, próximo à Bolsa de Valores.

5. Os prédios famosos e a Estátua da Liberdade

Empire State, Rockfeller Center, Chrysler Building… Símbolos da cidade, assim como a Estátua. O Top of the Rock, como diz pelo nome, fica no topo do Rockfeller Center e oferece uma linda vista 360º. Aqui a dica é comprar o City Tour pass, “Um talão de ingressos que economiza 43% em ingressos para as 6 melhores atrações da Cidade de Nova York”. (http://pt.citypass.com/new-york). No caso da Estátua é um passeio de barco pela ilha de Manhattan que passa bem perto (Circle Line). Ir na ilha mesmo dizem é roubada (eu acreditei e não fui!). É claustrofóbico ficar parado na fila nas escadas no interior da estátua, apertado entre turistas e suas câmeras.

6. Deu fome?

Isso não é um problema em NY! Aqui talvez seja onde a cidade mostra sua face mais globalizada. Tem de tudo mesmo , até comida brasileira. Não precisa se preocupar, porque pra todo lado tem lugares legais. Mas aqui estão alguns mais badalados, pra vc sentir-se “in”.

– Pastis: é um bistro francês no Meatpacking Distric, bairro que é considerado o novo Soho. Comi uma sobremesa maravilhosa! Do mesmo dono é o Balthazar, mas não fui.

– Loeb Boathouse: fica dentro do Central Park, ao lado do lago e tem uma vista linda e um cardápio honesto.

– Carmine´s: para comer bem e barato, é a típica cantina italiana de clima familiar, mas é bom pra ir em grupos de no mínimo 3 pessoas, por que o prato é enoorme. Tem que reservar!

– Dean & Delucca: é uma rede de vários cafés, com sanduíches, cupcakes e outras delicinhas. Algumas filiais tem também um mini mercado.

– Bassô 66: descobri andando, também cantina italiana muito aconchegante!

– Cupcakes Melissa: indo ao Soho, não deixe de provar! São mini cupcakes deliciosos!
Impossível comer um só…

– Shake Shack: o melhor hambúrguer de Nova Iorque! Tem uma filinha, mas anda rápido e é bem gostoso mesmo! Várias unidades espalhadas.

7. Os musicais – o show não pode parar!

Bem, os musicais são famosos e não há nenhuma dica especial, apenas: não deixe de ir a pelo menos um! Os cenários são maravilhosos, os teatros são lindos e é realmente um programa imperdível. Tem clássicos como o Fantasma da Ópera, tem para a família toda como o Homem-Aranha… Dá pra comprar por aqui ou nas lojas TKTS.

8. Quem quer desconto…

Em algumas lojas, museus e hotéis existem cartõezinhos que oferecem descontos diversos para passeios, lojas, shows, museus. Use à vontade!

As lojas de departamentos (Macy´s e Bloomingdale´s) dão desconto para turistas, basta apresentar o passaporte.

 E você tem mais alguma dica de Nova Iorque para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário abaixo!

 

Sobre Ines Manes 1 Artigo
Inês Manes é carioca e adora conhecer lugares novos. Ainda não achou cidade mais bonita que o Rio de Janeiro, mas não se cansa de procurar! Quando não está viajando... trabalha como analista de sistemas. :)

1 Comentário

Comentários não permitidos.