O que é permitido trazer do exterior sem ter que pagar imposto?


Todo mundo sabe que tem direito a entrar no Brasil por via aérea ou marítima com itens que somam até 500 dólares sem necessidade de pagar impostos. Mas, algumas mudanças recentes nas regras da Receita Federal tornaram a cota pessoal um pouco mais flexível.

Agora, por exemplo, uma câmera fotográfica pode ser considerada como item de uso pessoal se for comprada e usada no exterior, assim como um aparelho celular. Por outro lado, notebooks e filmadoras continuam não sendo isentos, precisando ser declarados na chegada ao país.
Ao pesquisar sobre essas mudanças, achei uma cartilha da Receita Federal que é bastante explicativa e que está disponível na web para quem quiser mais informações sobre o tema. Além de explicar de maneira bastante didática os seus direitos enquanto viajante, ela ensina também a calcular a tributação especial, caso você exceda sua cota individual.
Para acessá-la, clique aqui e confira todos os detalhes sobre sua cota e sobre compras no exterior.
Sobre Márcia Oliveira 226 Artigos
É uma carioca completamente apaixonada por viagens - assim que chega de uma já está planejando a próxima. Atualmente mora em Munique, na Alemanha. É Jornalista e tem um marido super gente boa que a acompanha em suas aventuras. Adora fotografia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e conversar sobre viagens!

Seja o primeiro a comentar

Dê vida a este blog! Deixe sua opinião aqui!