Qual o melhor assento no avião?

Numa época em que companhias aéreas estão diminuindo os espaços entre os bancos nas aeronaves, muita gente fica em dúvida sobre qual assento escolher. Mas, afinal, qual o melhor assento no avião?

Qual o melhor assento no avião?
Fonte: Newsroom – KLM

Bem, de acordo com a minha experiência de viajante, evito escolher assentos:

  • próximos aos banheiros, devido ao barulho e à luz do abre-e-fecha da porta – e eventual mau odor, o que é ainda mais desagradável.
  • na fileira do meio (quando ela existe), já que tenho a impressão de que os assentos são mais apertados na largura.
  • na última fileira do avião (ou próximos às divisórias entre as partes do avião – “bulkheads”), porque, em algumas aeronaves, esses assentos não reclinam ou reclinam muito pouco, o que pode significar um baita desconforto durante todo o trajeto.
  • lugares na frente do avião: além de poderem ser um tanto quanto claustrofóbicos, eles tendem a ser mais frios, uma vez que a circulação do ar se dá da parte frontal para a traseira.

Lembrando que estou me referindo a assentos na classe econômica, uma vez que assentos da classe executiva e primeira classe são extremamente confortáveis e espaçosos, mas, infelizmente, (ainda) não são para o meu bico.  😆

Para quem tem horror a turbulências, os especialistas (e as leis da física) sugerem sentar entre as asas, uma vez que se trata de uma localização mais estável.

Outras dicas para saber qual o melhor assento no avião são as seguintes:

  • Se estiver com muita bagagem de mão, escolha um assento nas últimas fileiras do avião. Os passageiros dessas fileiras tendem a ser os primeiros a embarcar (após os que têm prioridade) e, assim, têm à disposição mais espaço para acomodar as bolsas de mão.
  • Se você não suporta esperar muito para sair do avião, escolha um assento nas dez primeiras fileiras. O problema será que você demorará mais para embarcar.
  • Se você tem medo de avião e acredita em pesquisas, saiba que elas mostram que quem senta nas últimas 5 fileiras tem mais chance de sobreviver a um acidente.
  • Se você vai com frequência ao banheiro ou se seus pés incham, o recomendado é se sentar em um assento no corredor para que possa levantar mais vezes sem incomodar quem está ao seu lado.
  • Se for possível, escolha um assento nas saídas de emergência. Mas você não poderá levar nada à sua frente e terá que tomar a iniciativa para abrir a porta de emergência no caso de um pouso inesperado.

Conte com a ajuda de sites especializados para saber qual o melhor assento no avião:

Visite os sites Seat Guru, do Tripadvisor ou o Seat Plans e você poderá ver a disposição dos assentos no seu voo, com os prós e contras de cada lugar na aeronave, além de alguns alertas. Eu não viajo sem consultar um desses sites!

Qual o melhor assento no avião?

Qual o melhor assento no avião?

Sobre Márcia Oliveira 226 Artigos
É uma carioca completamente apaixonada por viagens - assim que chega de uma já está planejando a próxima. Atualmente mora em Munique, na Alemanha. É Jornalista e tem um marido super gente boa que a acompanha em suas aventuras. Adora fotografia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e conversar sobre viagens!

1 Comentário

Dê vida a este blog! Deixe sua opinião aqui!