Ranking lista os 10 melhores museus do Brasil, da América do Sul e do Mundo

Com base na opinião de viajantes, o site Tripadvisor listou os melhores museus de todo o mundo.

E preciso dizer que fiquei muito feliz ao ver que Inhotim foi considerado o segundo melhor museu do Brasil e também da América do Sul. Sou apaixonada por esse lugar, mas sinto pena por poucos brasileiros o conhecerem ou já terem a oportunidade de ter ido até lá. Veja aqui a série de posts sobre Inhotim e conheça os rankings abaixo.

Os 10 Melhores Museus do Brasil

1. Instituto Ricardo Brennand, Recife, Pernambuco
Além de estar na lista dos melhores do mundo, o Instituto Ricardo Brennand lidera o ranking brasileiro. Situado no bairro da Várzea, o museu é uma réplica de um castelo medieval europeu que abriga, entre outros itens, armas e armaduras provenientes da Europa e da Ásia. O ponto alto é a pinacoteca, que exibe o maior acervo do pintor holandês Frans Post.

2. Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais
Também entre os melhores do mundo, Inhotim, em Brumadinho (MG), é uma mistura de jardim botânico e galeria de arte. Tem acervo de 700 obras – das quais 170 estão expostas atualmente. Entre as mais curiosas estão fuscas coloridos, estátuas de bronze sem cabeças e 500 esferas que flutuam sobre a água.

3. Museu da Língua Portuguesa, São Paulo, São Paulo
Foi pioneiro ao apostar no uso da tecnologia para proporcionar aos visitantes experiências interativas. Também apresenta mostras temporárias que já homenagearam, entre outros escritores, ícones da língua portuguesa como Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Fernando Pessoa e Jorge Amado.

4. Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, São Paulo
O prédio projetado no fim do século 19 pelo arquiteto Ramos de Azevedo abriga mais de 9 mil obras, a maioria delas com foco na arte brasileira. Os quadros “Tropical”, de Anita Malfatti, “Caipira Picando Fumo”, de Almeida Júnior, e “Mestiço”, de Candido Portinari, são os principais itens do acervo.

5. Museu do Futebol, São Paulo, São Paulo
Localizado no ambiente mais sugestivo possível – sob as arquibancadas do tradicional Estádio do Pacaembu -, o Museu do Futebol é todo interativo. Lá é possível assistir a jogadas históricas e até ouvir narrações de rádio em cabines de áudio. O museu também abriga uma biblioteca pública sobre o esporte.

6. Museu Imperial, Petrópolis, Rio de Janeiro
O antigo palácio onde a família real portuguesa costumava passar o verão hoje expõe relíquias do período do Segundo Reinado (1840-1889). Entre os objetos mais famosos estão um dos tronos usados por Dom Pedro II e até a pena com a qual Princesa Isabel assinou a abolição da escravatura.

7. Catavento Cultural e Educacional, São Paulo, São Paulo
O Palácio das Indústrias, que inclusive chegou a ser sede da prefeitura da cidade, hoje é um espaço que apresenta (de um jeito divertido) conceitos de física, biologia e astronomia por meio de recursos audiovisuais. Entre as principais atrações estão um pedaço de meteorito que pode ser tocado pelo público e uma área onde os visitantes são desafiados a identificar uma ave pelo seu canto.

8. Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Assim como o Catavento, em São Paulo, esse museu também procura apresentar conceitos de química, física e matemática de uma forma lúdica usando espelhos, sombras e até choque elétrico. O ponto alto da visita é o Giroscópio Humano, aparelho utilizado no treinamento de astronautas.

9. Museu da Gente Sergipana, Aracajú, Sergipe
Apresenta, com muita tecnologia e interatividade, diversos ícones da cultura do Estado como culinária, hábitos, personagens e folclore. Com a brincadeira da amarelinha é possível aprender mais sobre as festas locais. No lugar também é possível interagir com personagens virtuais como desafiar um repentista e até barganhar com um comerciante.

10. Museu da TAM, São Carlos, São Paulo
O maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada apresenta em um espaço de mais de 20 mil m2 cerca de 70 aeronaves. No local, os visitantes podem se divertir com um simulador de voo para fazer pousos e até participar de combates aéreos.

Os 10 Melhores Museus da América do Sul

1. Instituto Ricardo Brennand, Pernambuco, Brasil
2. Inhotim, Minas Gerais, Brasil
3. Museu do Ouro, Bogotá, Colômbia
4. Museu da Língua Portuguesa, São Paulo, Brasil
5. Museu Larco, Lima, Peru
6. Museu Botero, Bogotá, Colômbia
7. Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil
8. Museu de Arte Latino-Americana, Buenos Aires, Argentina
9. Museu do Futebol, São Paulo, Brasil
10. Museu Imperial, Rio de Janeiro, Brasil

Os 10 Melhores Museus do Mundo

1. Instituto de Artes de Chicago , Chicago, Estados Unidos
2. Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México, México
3. Museu Hermitage e Palácio de Inverno, São Petersburgo, Rússia
4. Getty Center, Los Angeles, Estados Unidos
5. Galleria dell’Accademia, Florença, Itália
6. Musee d’Orsay, Paris, França
7. Museu Metropolitano de Arte, Nova York, Estados Unidos
8. Museu da Acrópole, Atenas, Grécia
9. Museu do Prado, Madri, Espanha
10. Memorial do Holocausto Yad Vashem, Jerusalém, Israel

Para ver a lista completa dos 509 vencedores da edição 2014 do Travelers’ Choice Museus, além de comentários e fotos de viajantes, clique aqui

Sobre Márcia Oliveira 226 Artigos
É uma carioca completamente apaixonada por viagens - assim que chega de uma já está planejando a próxima. Atualmente mora em Munique, na Alemanha. É Jornalista e tem um marido super gente boa que a acompanha em suas aventuras. Adora fotografia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e conversar sobre viagens!

Seja o primeiro a comentar

Dê vida a este blog! Deixe sua opinião aqui!