Roteiro de dois dias por Salzburgo, na Áustria

Untitled designEstive em Salzburgo agora pela segunda vez e só pude confirmar a primeira impressão que havia tido da cidade há cerca de 13 anos: Salzburgo é muito mais do que a cidade natal do Mozart ou o cenário do filme A Noviça Rebelde. É um lugar apaixonante que reúne lindas construções históricas e uma natureza exuberante. E o melhor é que, dependendo da localização do seu hotel, você poderá explorar a maioria dos seus pontos turísticos a pé.

Veja a seguir a nossa sugestão de roteiro de dois dias em Salzburg.

Roteiro do Dia 1 (5)

Antes de falarmos sobre o roteiro, uma dica importante: utilizei o Salzburg Card para acessar gratuitamente as atrações e utilizar o transporte público da cidade sem pagar nada. O Salzburg Card também dá direito a descontos em programas culturais e excursões a cidades vizinhas. Posso garantir a você que o investimento no Salzburg Card realmente vale a pena – ou seja: você realmente economiza. Ele está disponível em 3 diferentes versões (para visitas de 24, 48 e 72h). Veja aqui os valores e todas as atrações que estão incluídas 

Roteiro do Dia 1

Palácio Mirabell
O hotel  em que me hospedei (Hotel am Mirabellplatz) ficava muito próximo ao Palácio Mirabell, então este foi o primeiro ponto turístico que visitei.
Roteiro_Dois_Dias_em_Salzburgo (2)Como era primavera, os famosos jardins do palácio estavam lindos e coloridos, cheios de flores.
Roteiro_Dois_Dias_em_Salzburgo (3)O Palácio Mirabell é um lugar imperdível, que rende ótimas fotos, principalmente se você pegar um dia de sol. Se você der sorte, ainda poderá encontrar noivos em trajes típicos tirando fotos pós-casamento ou até uma orquestra fazendo uma apresentação ao ar livre!
Roteiro_Dois_Dias_em_Salzburgo (5)Ah, e se você é fã do filme A Noviça Rebelde, foi no Palácio Mirabell que Maria (Julie Andrews) e as crianças cantam e dançam “Dó-Ré-Mi”. 
Roteiro_Dois_Dias_em_Salzburgo (1)Do Palácio Mirabell, você vê a Fortaleza Hohensalzburg. De lá, basta cruzar uma das pontes sobre o rio Salzach para chegar na principal parte principal do centro histórico de Salzburg.

Roteiro_Dois_Dias_em_Salzburgo (4)

A entrada para os jardins do Palácio Mirabell é gratuita. Para mais informações sobre esta atração, acesse aqui


Centro histórico de Salzburg
Calce um tênis ou um sapato bem confortável. Deixe o mapa de lado e se perca nas ruazinhas do centro histórico de Salzburg, como a Getreidegasse e a Linzer Gasse.

Roteiro_Dois_Dias_em_Salzburgo (8)

Elas são estreitas, estão sempre cheias de turistas, e contam com várias lojinhas de souvenirs, roupas típicas (os chamados “Tracht”), além de cafés e restaurantes.

Roteiro_Dois_Dias_em_Salzburgo (9)

Ah, e lá você encontra também lojas de marcas internacionais, como Louis Vuitton, Prada e Hermès. Mas calma que tem também lojas mais democráticas e acessíveis, como a Zara e a H&M.

Mais infos em: http://www.mozartkugel.at

No centro histórico, você poderá comprar as famosas “Mozartkugeln”, que são bombons de pistache, marzipan e nougat feitos à mão. As “Mozartkugeln” são oferecidas por toda a parte, e você não poderá sair de Salzburg (ou da Áustria) sem prová-las.

1-IMG_0172

Na Getreidegasse você encontra também a casa onde Mozart nasceu (eu a visitei da primeira vez em que visitei Salzburg). A entrada na “Mozarts Geburthaus” é gratuita para quem possui o Salzburg Card.

Roteiro_Dois_Dias_em_Salzburgo (6)Um dos achados das minhas andanças por essas ruazinhas foi esta loja que vende ovos pintados à mão para enfeitar árvores de Natal – ela se chama “Christmas in Salzburg”. A loja tem milhares de ovos decorados por toda a parte – dá até medo de esbarrar e quebrar alguma coisa! Os ovos são pintados com diferentes motivos, desde flores coloridas e animais, até o famoso Mozart. Deve ficar bem bonito enfeitar uma árvore de Natal com eles.

Roteiro_Dois_Dias_em_Salzburgo (7)No centro histórico de Salzburg, não deixe de visitar também a Catedral. Ela já foi destruída pelo fogo, reconstruída e depois estendida. E tudo isso resultou em um lindo templo, que foi onde Wolfgang Amadeus Mozart foi batizado.

A entrada na Catedral de Salzburgo é gratuita. Para mais informações sobre esta atração, acesse aqui


Fortaleza Hohensalzburg

Esta fortaleza medieval é o principal cartão postal de Salzburg.

3-Pictures

Você chega a ela através de um funicular ou até mesmo a pé. Mas eu recomendo pegar o bondinho que leva você rapidamente até o topo! A entrada para o funicular fica na Festungsgasse.

De lá de cima da Fortaleza Hohensalzburg você tem uma das vistas mais espetaculares da cidade e das montanhas que a cercam. Eu me empolguei tanto que até fiz um clipe imitando a Julie Andrews cantando um trecho de “The Sound of Music”! Assista a este “mico” aqui. 🙂

Ao descer da fortaleza, logo ao lado da a saída do funicular, você poderá também visitar o Cemitério de São Pedro, onde a família Von Trapp (de A Noviça Rebelde”) se escondeu dos nazistas antes de fugir para os alpes. Roteiro_Dois_Dias_em_Salzburgo (11)

Se você tiver o Salzburg Card, poderá subir gratuitamente à Fortaleza Hohensalzburg. Outra vantagem do Salzburg Card é que você não precisará enfrentar filas pra acessar o funicular. Quando cheguei lá, havia vários grupos comprando o tíquete para o bondinho, mas, como eu era portadora do cartão, tinha uma passagem expressa especial. Bastou passar o cartão por um leitor de código de barras e imediatamente entrar, sem qualquer fila!


Jantar com concerto de Mozart
Para finalizar o primeiro dia em Salzburgo com chave de ouro, fomos ao Mozart Dinner Concert, que acontece todas as noites no mais antigo restaurante da Europa (pasmem, ele é anterior ao ano 803!), o Stifskeller St. Peter. 3-Salzburg9 Quer um conselho? Se a grana não estiver sobrando, guarde algumas dezenas de euros para esta atração. Ela é um pouco mais cara, mas realmente vale cada centavo.

O jantar é delicioso e o menu consiste em pratos baseados em receitas históricas: pão com manteiga, além de sopa (entrada), frango com batatas (prato principal) e sorvete (sobremesa). É claro que esta é uma descrição muito simplista dos pratos. Além de muito saborosos, a apresentação deles é linda! 1-Pictures1 A orquestra e o ambiente também não deixam a desejar. O jantar acontece em um auditório barroco, à luz de velas, dentro de um monastério beneditino . Os músicos vestem trajes típicos de época e volta e meia interagem com os espectadores. 1-IMG_1408 (1) A programação musical acontece em três partes – e cada uma das partes é dedicada a uma famosa ópera de Mozart: “A Flauta Mágica”, “Don Giovanni” e “As Bodas de Fígaro”.

 

Considero este concerto como uma das melhores experiências que tive na cidade! Se quiser desde já garantir o seu lugar no Mozart Dinner Concert, é possível fazer a reserva pela internet. É realmente imperdível – eu recomendo!

Roteiro do Dia 1 (1) Teleférico Untersberg
No centro de Salzburgo, pegue o ônibus número 25 e salte no ponto final , que fica logo ao lado da subida para a montanha Untersberg, na região de Grödig. Lá você pega um bondinho (como aquele do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro) bem amplo, com capacidade para várias pessoas e sobe até a montanha (a cerca de 1800 metros) em menos de 10 minutos. 1-Salzburg10Lá de cima, é possível uma visão privilegiada de Salzburgo e arredores e ainda beber um chope ou fazer uma refeição em um dos dois restaurantes (nós almoçamos um delicioso Schnitzel com fritas curtindo o visual e o lindo dia de sol). 1-Salzburg11 Você também poderá fazer caminhadas até o Geiereck (1805 metros) ou ir a pé até a montanha Salzburg Hochtron (1856 metros). 1-Salzburg12 Nós só visitamos o Geiereck e a vista de lá é simplesmente sensacional, principalmente em um dia de sol como o que pegamos! 1-IMG_1493 IMG_1416 2-IMG_1494

Com o Salzburg Card, a passagem de ônibus e subida/descida de teleférico na montanha Untersberg são gratuitas – e assim você economiza mais algumas dezenas de euros! Veja mais detalhes aqui

E mais uma informação para os fãs de “A Noviça Rebelde”: a montanha Untersberg aparece logo no início e no final do filme.

DVD 40th Anniversary Special Edition © 20th Century Fox – All Rights Reserved


Palácio Hellbrunn
Da estação do Teleférico Untersberg, pegue o ônibus nº 25 no ponto final. Algumas estações depois você poderá desembarcar no Palácio Hellbrunn.

5-Salzburg13 Lá fica o gazebo onde Maria canta “Something Good” no filme “A Noviça Rebelde”. Eu não cheguei a visitá-lo. Minha visita se concentrou à parte das fontes, que é muito bonita e divertida. 1-IMG_0248O ideal é visitar a parte das fontes no verão e ir com calçados e roupas que possam ser molhados. A visita é guiada e por várias vezes você é surpreendido pelos jogos de água, que podem sair de vários lados quando você menos espera.

O Palácio Hellbrunn foi construído por Markus Sittikus, Arcebispo de Salzburgo e Príncipe, com o objetivo de divertir seus convidados. Ele instalou várias fontes disfarçadas que molhavam sua visitas enquanto apreciavam as diversas obras de arte do seu jardim.

Apenas tenha cuidado com a câmera e com o que mais não puder ser molhado. Fora isso, entre no clima e divirta-se pra valer!

A entrada para o Palácio Hellbrunn é 100% grátis para quem tem o Salzburg Card!


Cruzeiro no Rio Salzach

De volta à cidade no ônibus 25, decidimos fazer um cruzeiro pelo rio Salzach, que corta Salzburgo.

5-Salzburg14

O cruzeiro dura pouco mais de 40 minutos e mostra a cidade sob uma nova perspectiva. E quando você estiver de volta ao pier, uma surpresa: o barco dançará uma valsa de Mozart dando vários giros de 360 graus no rio.
Este foi o gran finale do nosso final de semana em Salzburgo!

Espero que tenha gostado deste roteiro de 2 dias em Salzburgo e que ele possa ajudá-lo a planejar sua viagem!

Roteiro do Dia 1 (6)

Captura de tela inteira 14062015 001034.bmp

Antes de viajar para a cidade do Mozart, não deixe de entrar em contato com o Salzburg.info, o órgão oficial de turismo da cidade, que apoiou a viagem do blog Viajando por Aí.

Roteiro do Dia 1 (5)

Não deixe também de comprar o Salzburg Card. Pode acreditar – ele realmente valerá a pena!

Sobre Márcia Oliveira 226 Artigos
É uma carioca completamente apaixonada por viagens - assim que chega de uma já está planejando a próxima. Atualmente mora em Munique, na Alemanha. É Jornalista e tem um marido super gente boa que a acompanha em suas aventuras. Adora fotografia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e conversar sobre viagens!

38 Comentário

  1. Já estive em Salzburgo e posso assegurar que é uma cidade de beleza ímpar !
    Não tive a oportunidade de conhecer todas estas maravilhas registradas aqui no Blog, mas tenho certeza que em breve irei desfrutá-las,utilizando todas essas dicas.

  2. Olá Marcia!
    Estou indo com meu marido para Salzburg em Novembro e ficamos muito interessados no Mozart Dinner Concert. Entrei no site e não vi informação sobre bebidas. Elas estão incluidas no preço? Se sim, quais? Desde já, obrigada! Suas dicas são ótimas!!

  3. Oi Márcia, adorei suas dicas!! Estou indo para Salzburg em meados de setembro, e nessa época ainda está quente ou já começando a esfriar? Com relação ao jantar Mozart Dinner, devemos reservar com quanto tempo de antecedência? Qual o site para reservar? Obrigada

  4. Vc comprou o Salzburg card já na cidade ou comprou pela internet? Vi para comprar pela internet mas eles não esclarecem se vão me entregar em casa ou tenho que pegar em algum ponto la.

  5. Olá Márcia ! Estou indo para Salzburgo dia 26 e fico dois dias! Adorei seu roteiro, espero conseguir fazer em dois dias ! Você conhece Hallistad ? Da pra fazer bate e volta de Salzbougo? Adoro seu blog! Abraços !

  6. Olá Márcia,

    As informações de seu blog são valiosas e úteis para meu planejamento.

    em agosto/2016 vou ficar 2 dias para “rever” Salzburgo. Gostaria de trocar idéias com você mais próximo da viagem Abs, José Rivair.

  7. Oi, Márcia, adorei o post.

    Estou planejando uma viagem pro leste europeu ano que vem e nem iria incluir Salzburg no roteiro, mas vi esse seu post e algumas fotos e me convenci.

    Iria incluir um roteiro de 1 noite e 2 dias, e fazer basicamente o que vc descreveu no seu dia 1 no meu dia 1, e no dia 2 iríamos pra Cesky Krumlov.

    Acha que é viável? Vc lembra quanto vc gastou neste restaurante? (Último item do dia 1)

    Obrigado!

  8. Olá Marcia, tudo bem? Estarei em Munique no mês de Novembro e estava pensando em dar um pulo em Salzburgo já que fica a apenas 1 hora e meia de ônibus de Munique. Você acha que com 1 dia eu consigo fazer pelo menos os principais pontos turísticos? Obrigado.

  9. Olá Marcia, parabéns! seu blog é fantástico; minha esposa é fã da Noviça Rebelde (já assistiu o filme mais de 300 vezes); em abril/2017 vamos passar um final de semana em Salzburg – de sexta a segunda, já registramos para seguir todas as suas dicas e recomendações. Você recomendaria um bate e volta até Insbruk que fica próximo de Salzburg? Dá para conhecer a cidade ?

  10. Olá Márcia, estou programando uma viagem para Grécia, mas antes quero passar por Salzburgo, pois quero além de conhecer esses lugares maravilhosos que vocês documentou, como também o Ninho da Águia, o que você acha me recomendaria esse passeio?

    • Oi Valter, tudo bem? Vale a pena visitar Salzburgo sim! É uma cidade linda e cheia de história! O Ninho da Águia deve ser lindo, eu nunca fui. Apenas fique atento ao fato de que ele fica fechado no período do inverno, ok? E se vier pra Munique, dá uma olhadinha no meu outro blog (www.voupraalemanha.com.br). Eu sou guia em Munique para brasileiros e faço inclusive um passeio bate e volta a Salzburgo. 🙂
      Abraços!

  11. Oi Márcia, boa noite!!! agradeço a sua gentileza de ter me respondido tão rapidamente. Devo viajar entre os dias 23 a 25 de maio, meus planos são de pegar um voo para Munique, de lá ir para Salzburgo e ficar uns 2 ou 3 dias. Não tenho nada fechado ainda, estou em busca de um roteiro que me agrade, não conheço Munique tampouco Salzburgo, se você tiver alguma sugestão eu agradeço. (vi o seu outro blog)

  12. Olá Márcia, obrigada pelas dicas. Quero ir em Grodig, mas onde precisamente devo pegar o ônibus 25? É complicado comprar as passagens? Pago dentro do ônibus ou compro em algum lugar?

    • Oi Tatiane, desculpe, mas não sei responder sobre onde comprar as passagens. Eu tinha o Salzburg Card, que serve também para o transporte público. Você pode utilizá-lo, se for conveniente. Abraços!

  13. olá! estou achando seu blog muito legal e penso que será bastante útil. Estaremos em Salzburg em jul/17 e tenho algumas dúvidas, pois não falo alemão. O que vc pode me dizer a respeito de aproveitar a viagem sem o domínio da língua? |Obrigada, maria alice

  14. Tudo bem Macia, eu também sou Carioca e estou viajando por aqui agora. Gostei muito das suas dica em Salzburgo, como você mora em Munique , o que você sugere fazer por aí? Eu e minha esposa estaremoas chegando em Munique no próximo dia 29 e vamos ficar até o dia 1 de junho.
    Também gostaria de uma indicação de um hotel bem localizado e de preço intermédiario.
    Obrigado,
    Aldo

1 Trackback / Pingback

  1. Salzburg Card: gratuidades e descontos para conhecer a cidade natal do Mozart - Viajando por aí

Dê vida a este blog! Deixe sua opinião aqui!