Tour do Maracanã: conheça os bastidores do estádio

Agora é possível fazer o tour do Maracanã, conhecendo seus bastidores em uma visita guiada que dura cerca de 1h30min.  O novo estádio está realmente dentro no “padrão Fifa”, e, polêmicas e gastos exorbitantes à parte, é impossível discordar que ele realmente tenha ficado muito bonito e moderno.

O novo Maracanã está aberto aos visitantes!
O novo Maracanã está aberto aos visitantes!

O passeio não tem nada a ver com o Museu do Futebol que havia no Maracanã antes da reforma. Apesar de haverem algumas relíquias expostas no hall de recepção dos visitantes (como a rede e a bola do gol 1000 do Pelé e uma estátua de bronze do Zico), o tour permite que você conheça desde a tribuna de honra aos vestiários (e até mesmo ao famoso gramado!), como vocês verão nas fotos abaixo.

tour_pelo_maracana_5
A rede e a bola do Gol 1000 de Pelé, a placa de boas-vindas da área de recepção de visitantes e a estátua do Galinho de Quintino

Estas são a poltrona confortável e (com a minha mãe sentada nela) e a visão privilegiada da tribuna de honra do Maracanã, a área mais VIP do estádio.

tour_pelo_maracana_12
A Tribuna de Honra, reservada para alguns poucos privilegiados

Este é um dos camarotes que podem ser alugado por empresas. Esta área em que tirei a foto é refrigerada e, durante os jogos, conta com vários comes e bebes e mordomias. O valor do ingresso por pessoa para os camarotes começam em R$ 400,00, segundo a nossa guia.

tour_pelo_maracana_7
Os camarotes VIP são assim no Novo Maracanã

E estes são aos corredores do estádio reformado. Em alguns momentos me senti em um aeroporto ou shopping center. Há escadas rolantes, TVs e elevadores modernos por todos os lados. Não cheguei a entrar nos banheiros, mas, do lado de fora, eles também me pareceram muito melhores em comparação com os da versão antiga do estádio.

tour_pelo_maracana_6

E esses são os novos assentos da “plebe” – aparentemente bem mais confortáveis que os antigos também.

tour_pelo_maracana_8

A nova cobertura também ficou excelente e deu um ar mais moderno ao estádio – ela protege cerca de 90% dos assentos do sol e da chuva. Aliás, vale destacar que, durante a reforma, o Maracanã foi todo colocado abaixo, tendo ficado de pé apenas a estrutura original.

tour_pelo_maracana_9
A nova cobertura do Maracanã

Enfim, chegamos a um dos pontos altos da visita: os vestiários. Você pode entrar, tirar fotos com algumas camisas expostas e conhecer o lugar onde os jogadores se preparam minutos antes de entrar em campo.

tour_pelo_maracana_11
Havia várias camisas de jogadores expostas. A do Neymar era a mais disputada para as fotos.

Ao lado do vestiário fica a sala de aquecimento, onde os jogadores se preparam antes de entrar na zona mista. A sala de aquecimento tem carpete fofinho de grama sintética e, ao pisar sobre ele, você realmente tem a sensação de estar sobre um gramado! Ah, e tem um ar-condicionado delicioso também.

tour_pelo_maracana_2
A sala de aquecimento, ao lado do vestiário

E agora chegamos à zona mista, onde ambos os times se encontram lado a lado antes de entrar no gramado.

tour_pelo_maracana_3
A Zona Mista

Agora, descrever a sensação de pisar no gramado do Maracanã é algo indescritível! Aliás,  vale ressaltar que os visitantes não podem circular livremente pelo gramado justamente para preservá-lo para a “hora do show”, mas podem andar pela parte em que ficam os bancos de reservas e tirar fotos à vontade pela beira do campo, que é toda de grama sintética. Um segurança fica de plantão no local e não deixa ninguém se aventurar um milímetro fora dessa área.

tour_pelo_maracana_13
No gramado do Maracanã

E essa é a visão dos jogadores ao entrar no campo do Maracanã – ele é realmente muito grande. Haja energia e preparação física pra correr isso tudo por 90 minutos! E lá em cima vocês podem ver um dos quatro telões de alta resolução do estádio, que são alguns dos maiores no mundo até o momento.

tour_pelo_maracana_10

E tem mais: ao final da visita, você ainda pode conhecer os estúdios onde ocorrem as entrevistas coletivas dos técnicos e jogadores. Essa é uma foto do marido dando a sua declaração à imprensa. Na ocasião, só havia uma jornalista na sala (eu!).

IMG_9796
Sala de imprensa

Agora vamos às informações práticas sobre a visita: o ingresso custa R$ 30,00 e há meia entrada para estudantes e idosos (através de comprovação, é claro). O tíquete pode ser comprado na bilheteria do portão A, que fica bem próximo à Rampa da Uerj ou à saída do metrô da estação Maracanã. As visitas guiadas ocorrem todos os dias, das 9h às 16h, com exceção das segundas-feiras, em que o estádio recebe a visita de estudantes de escolas públicas somente.

Eu recomendo fortemente que você compre o tíquete COM ANTECEDÊNCIA pela web, como eu fiz. No site do Maracanã, você poderá escolher a data e o horário de sua preferência, fazer a compra com cartão de crédito, imprimir o comprovante e retirar o ingresso na bilheteria do portão A.

Vi que várias famílias e turistas que tentaram comprar o ingresso na hora só conseguiram entrada para outros dias ou horários, porque há um limite de 60 pessoas por tour – e ele é bastante concorrido.

Enfim, na minha opinião, vale muito a pena fazer o tour do Maracanã. Espero que após a Copa do Mundo de 2014 continuem a conservá-lo para que todo o investimento na sua reconstrução realmente deixe um legado para nossa cidade,  e que não seja apenas uma vitrine para os gringos e a Fifa apreciarem. 

 

Sobre Márcia Oliveira 226 Artigos
É uma carioca completamente apaixonada por viagens - assim que chega de uma já está planejando a próxima. Atualmente mora em Munique, na Alemanha. É Jornalista e tem um marido super gente boa que a acompanha em suas aventuras. Adora fotografia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e conversar sobre viagens!

2 Comentário

Dê vida a este blog! Deixe sua opinião aqui!