Um dia no Snowland, em Gramado: o maior parque de neve da América Latina

Já estive pelo menos 6 vezes em Gramado, na Serra Gaúcha, e todas as vezes em que retorno há pelo menos uma nova opção de atração. Desta vez, uma das novidades que encontrei por lá foi o Snowland, um parque de neve indoor que ocupa uma área de 16 mil metros quadrados e que, além de neve durante todo o ano, oferece uma estrutura de primeiro mundo aos visitantes.

Entrada da Snowland
Entrada do Snowland

Desde a entrada, reparei que tudo é muito organizado e que o atendimento é nota 10. Uma das primeiras coisas que você deve fazer ao chegar ao local é decidir por qual tipo de Passaporte irá optar. Os Passaportes são de dois tipos:

1) Combo Neve, destinado a crianças maiores de 11 anos e adultos, que inclui:

  • Ingresso ao parque, Centro de compras, Área de recreação, Avalanche Bar e Restaurante com vista panorâmica para a montanha de neve;
  • Kit neve: 01 Aluguel de Roupas de Neve por duas horas para entrar na Área de Neve para 01 Pessoa (calça, jaqueta, capacete); 01 Aluguel de Bota de Neve; 01 Par de Luvas (Cortesia); prática de Tubbing, acesso ao Hot Café, ao Castelo de Neve Snowplay;
  • Kit patinação no gelo (30 minutos) cortesia.

2) Combo Neve Infantil, que  é idêntico ao Combo Neve, sendo destinado somente a crianças entre 4 a 11 anos.

Se desejar fazer aulas de ski, snowboard e de patinação no gelo, deverá contratá-las à parte, dependendo da disponibilidade no dia da visita, já que as turmas têm um número limitado de alunos. E para evitar perder tempo nas filas, uma dica é comprar o seu Passaporte com antecedência no site do Snowland.

Pulseirinhas de acesso à Snowland
Pulseirinhas de acesso à Snowland

Ao passar pela bilheteria, você recebe uma pulseirinha individual, que irá autorizar o acesso às diversas áreas do do parque e registrará as suas compras, que serão pagas somente na saída. Isso é ótimo, porque evita de ter que andar pra lá e pra cá com dinheiro ou carteira. E a sua bolsa ou mochila pode ficar armazenada em um armário individual com chave, enquanto você aproveita as atrações do Snowland.

Os armários e o local onde você pode se vestir com as roupas especiais para entrar na Área de Neve
Os armários e o local onde você pode se vestir com as roupas especiais para entrar na Área de Neve

Logo na entrada do Snowland, você se depara com a pista de patinação no gelo, localizada bem no centro da Vila Alpina – um centro de compras que é uma gracinha e que reúne desde lojas de relógios de cuco (fiquei apaixonada por eles!), até lojas de roupas de inverno, chocolates, balas e pipocas.

Duas lojinhas simpáticas na Vila Alpina, logo na entrada da Snowland
Duas lojinhas simpáticas na Vila Alpina, logo na entrada da Snowland

O ambiente é muito agradável e faz frio, mas não tanto quanto na Área de Neve – um casaquinho leve dá conta do recado neste momento, se você não for muito friorento.

Relógios de Cuco em uma das lojinhas da Vila Alpina da Snowland
Relógios de Cuco em uma das lojinhas da Vila Alpina da Snowland

E se quiser fazer um lanchinho ou até mesmo uma refeição, basta subir as escadas para encontrar um bar e um restaurante, que foi onde almoçamos com direito à vista para a Área de Neve.

O Restaurante da Snowland tem uma salão amplo e aconchegante.
O Restaurante da Snowland tem uma salão amplo e aconchegante.

Nosso prato principal foi massa e estava bem saboroso. Mas o ponto alto do almoço foi a sobremesa: uma banana split gigante e deliciosa, que vale por uma refeição inteira! Ela tem uma generosa cobertura de marshmallow, vem com flocos de trigo crocantes e três bolas de um sorvete delicioso, que você encontra só após várias colheradas e alguns minutos de degustação – eu recomendo!

A Banana Split que vale por uma refeição! Recomendadíssima!
A Banana Split que vale por uma refeição! Aprovadíssima!

O restaurante é bem grande (tem 800 lugares) e conta com uma decoração caprichada, que faz você se sentir em um genuíno vilarejo alpino. O atendimento é muito bom e os preços bastante acessíveis. Se possível, peça uma mesa perto ao vidro com vista para as pistas.

Para patinar no gelo na pista do Snowland, você entra em uma área restrita e recebe todo o equipamento de segurança (capacete, cotoveleiras, joelheiras), assim como os patins de neve.

Eu fiquei muito empolgada no início, mas uma câimbra em um dos pés logo atrapalhou a diversão. Por isso, acabei ficando mais tempo sentada observando o pessoal deslizando sobre o gelo (e tomando tombos engraçadíssimos) do que propriamente patinando.

Pista de Patinação no Gelo
Pista de Patinação no Gelo

O ponto alto do Snowland é, sem dúvida, a área de atividades na neve.

Panorâmica da Área de Neve da Snowland
Panorâmica da Área de Neve da Snowland

Para ter acesso à ela, você deverá vestir roupas especiais e botas térmicas (cedidas pelo próprio parque), assim como luvas (que são individuais e você poderá levar para casa), além de capacete. Ao entrar nesta área, além de sentir frio pra valer no rosto, você poderá brincar na neve e curtir o clima de montanha alpina a uma temperatura de cerca de menos 10 graus Celsius. Mas fique tranquilo: apesar da baixa temperatura, lá dentro não há vento, o que contribui para que a sensação térmica não seja tão baixa.

Diversos ângulos da Área de Neve
Diversos ângulos da Área de Neve

De um lado da Área de Neve, ficam as pistas de Ski e Snowboard onde os mais corajosos e empolgados têm as aulas que são pagas à parte.


Do outro lado da Área de Neve, você vê um castelo, uma lojinha de chocolate quente e duas áreas para a prática de Tubing: infantil e para adultos.

 

Tubing é a atividade que utiliza uma bóia para deslizar na montanha e que não requer nenhuma habilidade especial da pessoa que a pratica. O Tubing rende muita emoção nas descidas e ótimas risadas – e posso dizer por experiência própria que é um ótimo remédio para aliviar as tensões e se divertir pra valer!

Subi e desci várias vezes a montanha para praticar o Tubing. Lá em cima, uma pessoa fica responsável por empurrar você – e você tem a opção de ir reto somente, ir reto com impulso ou ir rodando (uhulll!). Eu apostei nas três variações e recomendo todas, porque é muito gostosa a sensação de deslizar na neve e de sentir o ventinho gelado no rosto.

 

O Snowland é um parque muito bacana, que eu recomendo a quem tem crianças e até mesmo aos adultos que queiram passar um dia agradável fazendo um passeio diferente.

Segundo um dos funcionários do parque com quem eu conversei, ainda este ano deverão estar disponíveis no parque várias motoneves importadas da Suíça, que permitirão passeios ao redor do Snowland. Já vi que terei que retornar quando voltar pela sétima vez a Gramado!

E aqui estão as informações de que você precisa para visitar o Snowland:
Endereço: RS 235 – 9009 – Gramado – RS – Brasil
Central de Reservas: (54) 3295.6000
Email: contato@snowland.com.br
Site: www.snowland.com.br

A equipe do Viajando por Aí fez este passeio a partir de uma cortesia do Parque Snowland.

Sobre Márcia Oliveira 226 Artigos
É uma carioca completamente apaixonada por viagens - assim que chega de uma já está planejando a próxima. Atualmente mora em Munique, na Alemanha. É Jornalista e tem um marido super gente boa que a acompanha em suas aventuras. Adora fotografia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e conversar sobre viagens!

Seja o primeiro a comentar

Dê vida a este blog! Deixe sua opinião aqui!