Sabia que existe um lindo Jardim de Lavanda em Gramado?

Quem nunca se deslumbrou ao ver aqueles lindos e enormes plantações de lavanda na região da Provence, na França? São realmente lindos e imagino o delicioso aroma desses lugares ao me deparar com as fotos que volta e meia recebo pela internet.  E você poderia imaginar que existe um jardim de lavanda em Gramado, no Serra Gaúcha?
Entrada do Jardim de Lavanda em Gramado
Entrada do Jardim de Lavanda em Gramado

Ao chegar a Gramado em setembro deste ano, tive uma ótima surpresa ao receber o flyer promovendo o primeiro jardim de lavanda brasileiro, que fica a poucos quilômetros do pórtico da cidade gaúcha. Como estava justamente procurando por atrações e passeios que ainda não tivesse feito na região, coloquei o tal jardim no roteiro logo do primeiro dia.

Flores de lavanda
Flores de lavanda

Ao chegar ao local, em uma linda e fria manhã de sol, fiquei realmente encantada. Embora as lavandas ainda não estivessem na melhor época de floração (que normalmente ocorre no final do mês de setembro), já deu para sentir um perfume delicioso no ar ao se aproximar das plantas.

Parte do Jardim de Lavanda em Gramado
Parte do Jardim de Lavanda em Gramado

Ao contrário das plantações da Provence, os nossos pés de lavandas não são tão robustos, mesmo por causa do nosso clima. As lavandas gostam de lugares muito frios, mas, como Gramado sofreu com duas geadas recentes e com uma repentina onda de calor durante o inverno, as plantinhas foram castigadas e não estavam no auge do seu esplendor.

Vista do alto do Jardim de Lavanda em Gramado
Vista do alto do Jardim de Lavanda em Gramado

Recomendo o passeio ao jardim de lavanda em Gramado a quem tiver a oportunidade de passar uns dias na Serra Gaúcha. A entrada é inteiramente GRÁTIS! Apenas se você desejar comprar algum produto na lojinha do jardim será necessário desembolsar alguns reais.

Le Jardin, a irresistível lojinha do Jardim de Lavanda em Gramado
Le Jardin, a irresistível lojinha do Jardim de Lavanda em Gramado

Confesso que é difícil resistir, já que tudo é muito caprichado e de muito bom gosto. Ao passar pela loja, peça para provar o licor de lavanda com chocolate e compre também um bombom de chocolate com lavanda. Eu também aproveitei para levar um vidrinho de óleo essencial de lavanda, que é indicado para aliviar vários sintomas desagradáveis, dentre eles o stress e a dor de cabeça.

Para mais informações sobre o Jardim de Lavanda em Gramado, acesse: http://www.lavandasgramado.com.br/
Sobre Márcia Oliveira 226 Artigos
É uma carioca completamente apaixonada por viagens - assim que chega de uma já está planejando a próxima. Atualmente mora em Munique, na Alemanha. É Jornalista e tem um marido super gente boa que a acompanha em suas aventuras. Adora fotografia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e conversar sobre viagens!

3 Comentário

Dê vida a este blog! Deixe sua opinião aqui!