Um passeio pelo lado menos conhecido do Vaticano

Em 2009 tivemos a oportunidade de conhecer um lado menos conhecido do Vaticano. Fomos convidados a passear pela área que é restrita aos funcionários, composta por 22 hectares de jardins (metade da área do Estado) e por vários prédios administrativos, incluindo uma rádio e a sede do governo local.

IMG_1009

Na época, também pudemos circular pelos corredores próximos aos aposentos papais e apreciar a Basílica e a Praça de São Pedro por um outro ângulo, bem próximo ao que o Papa Bento XVI via diretamente da janela do seu quarto. E como ele estava passando férias em Castel Gandolfo, não tivemos a chance de encontrá-lo por lá. Neste prédio, vimos também um cômodo todo decorado, onde Michelângelo fez seus primeiros rascunhos e experimentos antes de pintar a Capela Sistina.

IMG_1011

Os jardins do Vaticano impressionam pela beleza e grandiosidade. Tudo é muito verde e bem cuidado e é preciso disposição para andar tanto. Fizemos boa parte do percurso de carro, apreciando a paisagem e o canto dos pássaros, que quebravam o silêncio do lugar. Em comparação com o caos e o barulho constante das ruas de Roma, aquilo ali é, sem dúvida, um pedaço do paraíso.

IMG_1015

IMG_1025

IMG_1024

Ficamos surpresos ao perceber que lá dentro existe até mesmo uma espécie de shopping, onde os funcionários podem adquirir produtos de grifes com um desconto especial. Na verdade, existe também toda a estrutura de uma minicidade. E, de fato ali, fica o menor Estado do mundo.

IMG_1018

IMG_1012

Enfim, foi uma tarde diferente e muito interessante, que nos proporcionou uma nova visão do Vaticano.

Sobre Márcia Oliveira 226 Artigos
É uma carioca completamente apaixonada por viagens - assim que chega de uma já está planejando a próxima. Atualmente mora em Munique, na Alemanha. É Jornalista e tem um marido super gente boa que a acompanha em suas aventuras. Adora fotografia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e conversar sobre viagens!

2 Comentário

1 Trackback / Pingback

  1. Golpe da jaqueta em Roma: como eu quase caí nessa furada - Viajando por aí

Dê vida a este blog! Deixe sua opinião aqui!