Um roteiro diferente na Serra Gaúcha

Já estive mais de quatro vezes na Serra Gaúcha, mas é sempre um prazer estar de volta à região. Gosto muito de ter Gramado como ponto de partida para os passeios, porque além de ser um lugar tranquilo e aconchegante, é uma cidade que está sempre inovando nas suas atrações.  Ou seja: você pode retornar de tempos em tempos, que sempre haverá algo diferente para fazer.Abaixo, segue um miniroteiro que fiz com os meus pais em Agosto de 2012. Nós alugamos um carro no aeroporto de Porto Alegre e fomos desbravando as novidades da região por conta própria a partir de indicações de pessoas do local. 

Le Jardin – Parque de Lavandas

– Le Jardin – Parque de Lavandas: a poucos quilômetros do centro de Gramado, é um lugar tranquilo e acolhedor, onde se pode conhecer uma plantação de lavandas e uma lojinha que vende tudo o que pode se imaginar com o tema/aroma de lavanda (inclusive licores e bombons). A entrada é GRÁTIS e o atendimento na loja é nota 10. Já fiz um post relatando a minha visita ao local e vocês podem ver mais detalhes e fotos aqui.

Parque Vale da Ferradura

– Parque Vale da Ferradura: fica a cerca de 10 km da entrada Canela. Você chega a ele através de uma estrada de terra que oferece boas condições ao carro e aos passageiros. Ao longo do trajeto, você passa pelo Caminho das Graças, que é uma rota onde há dezenas (ou serão centenas?) de grutas com imagens religiosas. Ao chegar ao Parque, você tem alguns mirantes e algumas opções de trilhas – todas bem acessíveis a todas as faixas etárias e formas físicas, com exceção da Trilha do Rio Cai, cerca de 1 hora distante da entrada. Uma atração à parte são os simpáticos quatis, que se aproximam dos visitantes sem a menor cerimônia na tentativa de descolar (ou surrupiar) um aperitivo (biscoito, pão, sanduíche). As paisagens são encantadoras e surpreendentes, com destaque para um canyon com 420 metros de profundidade e um lindo vale em formato de ferradura.
Mais informações: http://www.valedaferradura.com.br

Pontos de interesse dos Caminhos de Pedra

– Caminhos de Pedra: próximo a Bento Gonçalves, o roteiro leva você a pontos que resgatam a cultura dos imigrantes italianos que chegaram à região por volta de 1845. O trajeto é formado por estabelecimentos comerciais e culturais, além de pontos de observação –  moinhos, casas de massas, de teares, de erva-mate e de ovelhas, além de cantinas e capelas. Há também lojas com produtos coloniais (queijos, salames, conservas, doces, iogurtes, massas e vinhos artesanais, mate). Um desses estabelecimentos é a Casa da Ovelha, onde tive a oportunidade de degustar queijos e doces feitos com leite de ovelha e também assistir à demonstração de um cão pastor (no caso, a fofíssima Brenda, a Border Collie que aparece na foto abaixo) durante o manejo do pastoreio de ovelhas.
Mais informações aqui: http://www.caminhosdepedra.org.br

Alpen Park

– Alpen Park: não foi uma novidade, porque já estive lá outras duas vezes. Mas é um lugar delicioso em Canela, onde, além de apreciar a linda vista de um vale, você pode se aventurar na Tirolesa, no Arvorismo e na atração principal, que também é a minha preferida: o trenó alpino. Em uma descida que dura cerca de 5 minutos, você pode sentir um ventinho fresco no rosto e um friozinho na espinha enquanto pilota o seu trenó.

Nova Petrópolis

– Nova Petrópolis: uma cidadezinha alegre e florida, onde se fala mais alemão que português. Adoro visitar a Praça das Flores (Praça da República) e o Parque do Imigrante. As opções gastronômicas são inúmeras. Eu recomendo o café colonial Opa’s Kaffe Haus, considerado um dos melhores da região e já estrelado pelo Guia 4 Rodas. O restaurante fica em uma casinha de madeira em estilo bávaro, que oferece uma linda vista panorâmica sobre a região e mais de 45 variedades de deliciosos quitutes coloniais.

Sobre Márcia Oliveira 226 Artigos
É uma carioca completamente apaixonada por viagens - assim que chega de uma já está planejando a próxima. Atualmente mora em Munique, na Alemanha. É Jornalista e tem um marido super gente boa que a acompanha em suas aventuras. Adora fotografia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e conversar sobre viagens!

1 Trackback / Pingback

  1. Sabia que existe um lindo Jardim de Lavanda em Gramado? - Viajando por aí

Dê vida a este blog! Deixe sua opinião aqui!