Viajar por conta própria ou comprar um pacote?

viajar por conta própria

 

Muita gente me faz essas perguntas: “É seguro viajar por conta própria? O que você acha de comprar um pacote numa agência de turismo?”

E a minha resposta normalmente é a mesma: “Depende!” E já já vou explicar o porquê.

Eu AMO viajar por conta própria e não abro mão de pensar em todos os detalhes do planejamento da viagem, mesmo porque acho que pesquisar a fundo e sonhar com aquele destino já fazem parte da viagem em si. Não é à toa que muitos dizem que o planejamento é a melhor parte da viagem. Eu discordo dessa afirmação, mas assumo que essa fase inicial é muito gostosa, embora sim dê algum trabalho.

Eu só coloco os pés numa agência de turismo quando tenho que contratar algum tipo de assistência para a viagem. Fora isso, resolvo tudo por minha conta e, até hoje, não passei nenhum grande perrengue por conta disso – muito pelo contrário. Compro as passagens e procuro os preços mais em conta com o suporte dos buscadores de passagens aéreas baratas; pesquiso hotéis com base nas avaliações de sites como o Booking e o Tripadvisor; contrato a assistência de viagem em que confio e que já me salvou algumas vezes quando perdi a mala ou fiquei doente; e busco em guias, e, principalmente em blogs de viagens em que confio as melhores dicas para montar meu roteiro.

Viajar por conta própria proporciona não só um maior contato com a cultura local (seja o destino dentro ou fora do país), como também uma maior liberdade ao viajante. Sempre viajo com um roteiro pré-programado, mas, se gosto mais de um determinado ponto turístico e decido ficar mais tempo por lá, me permito fazer isso, afinal quem controla o meu horário sou eu – e não um guia ou um grupo que precisa se deslocar todo junto.

Enfim, acho que em tempos de internet, é possível sim viajar por conta própria sem grandes preocupações. Para quem tiver coragem, sugiro tentar fazer isso pelo menos uma vez para ver que tem tudo para dar certo se você tiver o mínimo de conhecimento e organização. 

Mas, acredito que viajar por conta própria não seja realmente a melhor opção para todo mundo. Acho que pessoas mais idosas, por exemplo, ou as que não têm muita experiência em viagens devem sim contratar um pacote ou uma excursão, porque isso lhes dará maior segurança e suporte.

Outro caso em que o pacote é conveniente é quando a pessoa vai para um país diferente sem falar inglês ou entender pelo menos um pouco da língua local – sem um guia ou um grupo ela ficará perdida e o que era pra ser divertido pode acabar se tornando um pesadelo.

E, é claro, sempre tem aquele pessoal que não quer se preocupar com o planejamento e está disposto a pagar a mais por isso: neste caso, viajar por conta própria certamente não é a melhor opção, porque isso requer, obviamente, algum esforço prévio do viajante.

Em resumo, acho que cada viajante deve encontrar seu estilo, reconhecer suas limitações e determinar suas aspirações e expectativas para escolher de que forma se sente melhor para viajar. O que importa, na verdade, é se sentir à vontade e aproveitar ao máximo o destino!

Sobre Márcia Oliveira 226 Artigos
É uma carioca completamente apaixonada por viagens - assim que chega de uma já está planejando a próxima. Atualmente mora em Munique, na Alemanha. É Jornalista e tem um marido super gente boa que a acompanha em suas aventuras. Adora fotografia. Ama a família e os animais. Aprecia as coisas simples da vida. E adora escrever no blog e conversar sobre viagens!

7 Comentário

  1. estou a 7 meses de me casar e preciso fechar um destino. Queremos Italia, mas acho pacotes a 15mil. Acho que por contra propria é mais em conta. Pode me ajudar? 024-999818546

  2. Olá Márcia! adorei as dicas. Sempre quero planejar uma viagem por conta própria, mas me esbarro na dificuldade de ter o limite necessário de cartão de crédito. Algumas delas exigem grandes limites.. o que fazer neste caso?

    • Sim, é importante ter cartão de crédito pra viajar por conta própria, principalmente para a reserva de hotéis. Não tem como utilizar cartões de familiares para as reservas? Acho que já ajudaria. Abraços!

  3. Bom dia! Estou planejando uma viagem para a Europa de mais ou menos 10 dias, porém nunca viajei para fora e não tenho muita firmeza no meu inglês rsrs. Achei uns pacotes pela CVC com o destino que eu adorei. Você acha que compensa para mim? Obrigada !!!

  4. Olá Márcia, td bem? Estou planejando minha 1º viagem, pelo q vi, por conta própria é bem mais em conta, vou para Buenos Ayres, ñ falo o idioma, vou com meu esposo, acha q podemos dá conta? Pode me passar dicas de lugares, etc…. Grata

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. Viajar sozinho é uma tendência entre os brasileiros - Viajando por aí
  2. Dicas de passagens | Jovens pelo Mundo

Dê vida a este blog! Deixe sua opinião aqui!