Além de cuidar do roteiro e dos detalhes da sua próxima viagem, é imprescindível que você também esteja atento ao prazo de validade do passaporte para viajar para a Europa!
O passaporte brasileiro tem validade de 5 anos para adultos (e sua validade varia para crianças com até 5 anos). Até aí, tudo bem, se não fossem as exigências feitas por alguns países europeus signatários do Tratado de Schengen: eles requerem que o seu passaporte tenha até 90 dias ou três meses de validade a contar a partir da sua data de retorno ao Brasil. Ou seja: se você está de viagem marcada para um desses países, retornará ao Brasil, por exemplo, no dia 10 de janeiro, deverá ter um passaporte válido, pelo menos, até 10 de abril do mesmo ano. Caso contrário, não conseguirá nem mesmo embarcar no Brasil para o seu destino europeu. E esse prejuízo/decepção bem no início das férias ninguém quer ter, não é?
Esses países são os seguintes:
Áustria Bélgica República Checa Dinamarca Estónia |
Finlândia França Alemanha Grécia Hungria |
Islândia Itália Letónia Liechtenstein Lituânia Luxemburgo |
Malta Países Baixos Noruega Polônia Portugal |
Eslováquia Eslovênia Espanha Suécia Suíça |
Lembrando que, além de checar a validade do passaporte antes de viajar para a Europa, você deverá levar na bagagem de mão documentos que mostrem a finalidade da sua viagem (reserva de hotéis e passagem de volta, por exemplo, no caso de viagem de férias), além de provas de que você tem recursos suficientes para se manter durante os dias da sua viagem (dinheiro em espécie e cartões de crédito, por exemplo).
Ah, e não se esqueça do seguro/assistência de viagem: ele deverá ter cobertura de, no mínimo,30 000€, incluindo os custos que terão de ser pagos no caso de ter de regressar ao seu país de origem em caso de doença ou morte. Este seguro deverá ser válido para todo o período da sua permanência.
Esta questão deveria ser bem divulgada aqui no Brasil, evitando que o início das férias se torne uma ¨ furada¨ !