Subir 382 degraus para conhecer a Igreja da Penha é algo que eu até ontem não cogitava, ainda mais sob o sol e um dia de outono razoavelmente quente. Mas, sabendo que haveria um bondinho que poderia me levar ao topo do morro onde se encontra o santuário, topei ir até lá – e tive uma enorme surpresa. Ao contrário do que imaginava, os degraus da famosa escadaria são bastante “amigáveis”, bem baixinhos, e qualquer um em razoável forma física consegue chegar lá em cima numa boa! Tanto que dispensei o bondinho e subi e desci de escada para ir apreciando e fotografando a vista.
Além disso, estava acostumada a ver a Igreja nos jornais e na TV em dias de festa, quando milhares de romeiros iam até lá, enchendo as escadas e, às vezes, até subindo de joelhos para pagar alguma promessa. Mas ontem praticamente não havia ninguém por lá, tanto que consegui tirar fotos da escadaria vazia.
De lá de cima, se vê quase toda a cidade: o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Ponte Rio-Niterói, a Ilha do Fundão, o Aeroporto Tom Jobim, o Teleférico do Alemão, as favelas do entorno (Complexo do Alemão e Vila Cruzeiro)…. Dei sorte de pegar um dia lindo, com céu de brigadeiro e um ventinho fresco bem gostoso, que tornaram o passeio ainda mais agradável.
A Igreja da Penha também é muito bonita vista de perto, além de muito bem conservada. Na verdade, após subir as escadas, você chega aos fundos da igreja. A frente é aquela que se vê da Linha Vermelha ou da Av. Brasil, que eu não fotografei, porque estava em obras.
A estrutura do santuário também é muito boa: há banheiros razoavelmente limpos, estacionamento, lanchonetes e lojinhas para os peregrinos, além de vários bancos para descanso em uma área ampla e arborizada.
O entorno me pareceu ainda um pouco perigoso. Tanto que, enquanto tirava uma de minhas fotos, fui xingada por uma das moradora que, de longe, me viu com a câmera na mão apontando-a na direção do Teleférico do Complexo do Alemão. Para chegar lá de carro você passa praticamente dentro de uma favela. Mas, levando em conta que todo a região está pacificada, o medo passa mais rápido.
Fica aí mais uma dica de passeio que vale ser feito na Cidade Maravilhosa! Eu gostei e recomendo! Veja aqui como chegar de carro, por trem ou metrô.
a escadaria principal possui 365 degraus. 382 é com os complementos de baixo e de cima antes e após a escadaria respectivamente.
Obrigada pelas observações, Maciel!
eu achei essas informações muito uteis valeu
Vou lá. Show.