“In new york, Concrete jungle where dreams are made of, There’s nothing you can’t do, Now you’re in new York…”
Os versos de Alicia Keys em Empire State of Mind afirmam: Nova Iorque é o lugar onde você pode fazer o que quiser. Como toda metrópole, existem várias cidades em uma só: pode ser a da magia dos musicais da Broadway, ou onde está o centro financeiro do mundo. A cidade de extremos que abriga museus para todos os gostos e uma profusão de lojas para todos os bolsos.
Tenha em mente que Nova Iorque é uma cidade para se conhecer a pé. Dá para pegar o metrô para os lugares mais distantes, mas basicamente, ande e descubra por que “These streets will make you feel brand new”…
1. Luzes, câmera, ação!
Se como eu, você ama cinema e é viciado em seriados, você está no lugar certo. Esqueça Hollywood. Cenário de diversos filmes e séries, em quase todos os locais reconhecerá algum prédio ou monumento.
Uma dica para os fãs é o TV & Series Movie Tour (https://onlocationtours.com/tour/new-york-tv-movie). A bordo de um ônibus com uma guia animadinha, percorre-se Manhattan pelas principais locações, com algumas paradas estratégicas. Em uma TV são mostradas as cenas, o que dá uma sensação “estou dentro de um filme” ! “So no one told life would gonna be this way…” Um das paradas é, claro, é no famoso prédio do Friends! Dura cerca de 3h e dá pra comprar on-line pelo site. Fiz o programa 2 vezes. Na primeira a guia era excelente e amei! Da segunda achei o guia mais fraquinho. Mas também pode ser interessante fazer, por sua conta, o tour a pé.
Acho que em uma próxima vez vou seguir este roteiro: https://guiadoscuriosos.com.br/blog/2013/02/04/o-roteiro-cinematografico-de-nova-york
2. Museus – tem de tudo!
Um museu é, na definição do International Council of Museums , “uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade”.
Eu não conheço outra cidade onde você possa fazer isso de todas as maneiras. Nova Iorque abriga museus para todas as idades e gostos. Em uma primeira visita, os mais tradicionais são obrigatórios. Fique atento aos dias e horários de funcionamento:
• Metropolitan: são 2 milhões de obras do mundo todo e de todos os tempos: tem os impressionistas, a ala egípcia (imperdível!), esculturas, ovos Fabergé, e até mesmo arte moderna. Programe-se para ficar um dia inteiro. Além das obras, o museu em si é lindo! O preço de entrada é “sugerido”, ou seja, você pode pagar quanto quiser. E não precisa ficar constrangido, é assim mesmo que funciona.
https://www.metmuseum.org
Fica na 5ª.Ave com 82nd Street
• MoMa: o maior museu de arte moderna do mundo abriga obras de Andy Warhol, Picasso, Dali e e até alguns brasileiros (Beatriz Milhazes, Lygia Clark) e é muito interessante! São obras bem diferentes, e o museu também é bem bonito. A lojinha merece uma visita!
https://www.moma.org
Fica na 11 West 53 Street.
• Museu de História Natural: foi aqui que foi gravado o blockbuster “Um Noite no Museu”. Não é o meu preferido, mas vale a pena conhecer por que é uma proposta diferente, principalmente se for com crianças.
https://www.amnh.org
Fica na 79th Street com Central Park West (Lado Oeste do Central Park)
• Guggenheim: esse só vale para ver a arquitetura externa!
https://www.guggenheim.org
Fica na 5ª.Ave com 89Street (Lado Leste do Central Park)
Dependendo da sua disponibilidade, existem ainda alguns menos badalados mas que são bem interessantes:
• The Cloister´s: administrado pelo Metropolitan, é um castelo medieval que foi reconstruído em plena Big Apple. Fica longe pra dedéu, no extremo norte da ilha, mas o metrô deixa bem perto. Salte na 190th e ai escolha uma das opções: se o tempo estiver legal e você gostar de andar, a caminhada é bem agradável. Senão, pegue o ônibus M4 na porta da estação.
https://www.metmuseum.org/pt-br/visit/visit-the-cloisters
• Morgan Libray: é uma biblioteca muito lindinha, com livros seculares e obras de literatura, música e desenhos.
https://www.themorgan.org
• Frick´s Collection: é uma casa muito bonita, basicamente com obras européias (de novo, impressionistas, etc). Até 19 de Janeiro o famoso quadro Moça com Brinco de Pérola está exposto.
https://www.frick.org
• Madame Tussaud: filial do famoso museu de Londres, este aqui, claro, tem uma pegada americana. O hall dos presidentes é muito legal, e ainda tem todos os astros de Hollywood pra tirar foto juntinho. O Brasil é representado por Ayrton Senna e Pelé.
Por fim, confira as exibições que estarão acontecendo quando você for. Dei a sorte de ver uma exposição bem diferente : obras de arte todas feitas de Lego! https://www.discoverytsx.com/exhibitions/art-of-the-brick
3. Central Park
O mais famoso parque do mundo é uma local agradável para caminhar. Mas algumas atrações que talvez simplesmente andando não dê para achar:
• Strawberry Fields: Trata-se de um mosaico em preto e branco onde está escrito “Imagine” – homenagem de Yoko Ono a John Lennon. Fica próximo à entrada do parque, em frente ao Dakota Building (prédio onde Lennon morava e na frente do qual foi assassinado).
• Estátuas de Alice no País das Maravilhas e de Hans Christian Andersen: são estátuas de bronze, com respectivamente, os principais personagens da história de Lewis Carrol e o escritor dinamarquês de contos infantis.Ficam próximas a 74th street, do lado leste do parque.
• Bow Bridge: É uma ponte linda e que já foi cenário de vários filmes! Fica próximo ao lago “The Lake”, bem no meio do parque, tb na altura da 74th.
• Bethesda Fountain: é uma fonte lindíssima, que fica na altura da 72th, tb no centro do parque.
4. A parte “séria”… mas nem por isso, menos interessante!
– Memorial 11 de Setembro (https://www.911memorial.org): pensei que fosse ser deprê, mas se mostrou um lugar emocionante, respeitoso e uma linda homenagem aos que se foram. O local é pura emoção. O melhor é programar a visita daqui, pelo site. Não é cobrado ingresso mas pede-se uma doação de qualquer valor. E atenção: a entrada é repleta de todos os aparatos de segurança que só os americanos sabem ter. Mas, dá pra entender…
(pausa para momento consumo: em frente ao monumento está a Century 21th. A megastore foi inteiramente destruída nos ataques terroristas, mas foi reconstruída e é similar a um Outlet, com preços incríveis de roupas, acessórios, etc).
– Visita guiada à ONU: também é melhor reservar daqui. Pequenos grupos acompanham um guia empolgadíssimo (deve ser irmão da guia do cinema) por , basicamente, dois momentos: um lado político, com as salas onde os líderes mundiais fazem seus discursos, e um lado humanitário, onde você fica conhecendo todas as ações pelo mundo.
– Wall Street Bull ou Charging Bull: o famoso touro de bronze, símbolo do centro financeiro, atualmente não está mais na Wall Street e sim em Bowling Green, próximo à Bolsa de Valores.
5. Os prédios famosos e a Estátua da Liberdade
Empire State, Rockfeller Center, Chrysler Building… Símbolos da cidade, assim como a Estátua. O Top of the Rock, como diz pelo nome, fica no topo do Rockfeller Center e oferece uma linda vista 360º. Aqui a dica é comprar o City Tour pass, “Um talão de ingressos que economiza 43% em ingressos para as 6 melhores atrações da Cidade de Nova York”. (https://pt.citypass.com/new-york). No caso da Estátua é um passeio de barco pela ilha de Manhattan que passa bem perto (Circle Line). Ir na ilha mesmo dizem é roubada (eu acreditei e não fui!). É claustrofóbico ficar parado na fila nas escadas no interior da estátua, apertado entre turistas e suas câmeras.
6. Deu fome?
Isso não é um problema em NY! Aqui talvez seja onde a cidade mostra sua face mais globalizada. Tem de tudo mesmo , até comida brasileira. Não precisa se preocupar, porque pra todo lado tem lugares legais. Mas aqui estão alguns mais badalados, pra vc sentir-se “in”.
– Pastis: é um bistro francês no Meatpacking Distric, bairro que é considerado o novo Soho. Comi uma sobremesa maravilhosa! Do mesmo dono é o Balthazar, mas não fui.
– Loeb Boathouse: fica dentro do Central Park, ao lado do lago e tem uma vista linda e um cardápio honesto.
– Carmine´s: para comer bem e barato, é a típica cantina italiana de clima familiar, mas é bom pra ir em grupos de no mínimo 3 pessoas, por que o prato é enoorme. Tem que reservar!
– Dean & Delucca: é uma rede de vários cafés, com sanduíches, cupcakes e outras delicinhas. Algumas filiais tem também um mini mercado.
– Bassô 66: descobri andando, também cantina italiana muito aconchegante!
– Cupcakes Melissa: indo ao Soho, não deixe de provar! São mini cupcakes deliciosos!
Impossível comer um só…
– Shake Shack: o melhor hambúrguer de Nova Iorque! Tem uma filinha, mas anda rápido e é bem gostoso mesmo! Várias unidades espalhadas.
7. Os musicais – o show não pode parar!
Bem, os musicais são famosos e não há nenhuma dica especial, apenas: não deixe de ir a pelo menos um! Os cenários são maravilhosos, os teatros são lindos e é realmente um programa imperdível. Tem clássicos como o Fantasma da Ópera, tem para a família toda como o Homem-Aranha… Dá pra comprar por aqui ou nas lojas TKTS.
8. Quem quer desconto…
Em algumas lojas, museus e hotéis existem cartõezinhos que oferecem descontos diversos para passeios, lojas, shows, museus. Use à vontade!
As lojas de departamentos (Macy´s e Bloomingdale´s) dão desconto para turistas, basta apresentar o passaporte.
E você tem mais alguma dica de Nova Iorque para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário abaixo!
[contact-form][contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Website’ type=’url’/][contact-field label=’Comentário’ type=’textarea’ required=’1’/][/contact-form]
Excelente post! Parabéns, Ines!