Ao mesmo tempo em que é um grande centro financeiro e uma cidade moderna (que já lhe rendeu o “apelido” de “Mainhattan”, em uma alusão ao famoso bairro de Nova Iorque), Frankfurt am Main preserva um lado romântico e bem típico da arquitetura tradicional alemã no centro da cidade velha em Römerberg, em uma praça conhecida como Römer Platz.
Nela podem ser vistos prédios originalmente construídos dos séculos XV a XVIII – entre elas a antiga Prefeitura -, que testemunharam grandes eventos históricos (como coroações de reis), e que foram totalmente reconstruídos após os bombardeios da Segunda Guerra Mundial.
Além disso, neste local é possível apreciar uma sequência de construções geminadas com madeirame à vista, conhecidas como Ostzeile, que compõem um dos principais cartões-postais da cidade.
Caminhando em direção ao Rio Main, você também poderá saborear comida típica no restaurante Schwarzer Stern, que aparece na foto logo abaixo.
Por incrível que pareça, a mais antiga menção a esse restaurante data de 1453! O prédio, decorado com centenas de figuras em pedra, é deslumbrante e cheio de detalhes, e os vitrais, na minha opinião, são especialmente lindos.
Outro local bastante interessante e próximo a Römer Platz é a Eiserner Steg (“Ponte de Ferro”), de onde pode-se ter uma bela vista da cidade nova em contraste com a velha.
É no mínimo curiosa a quantidade de cadeados que os casais apaixonados deixam trancados por lá para demonstrar amor eterno a seus pares… São milhares deles por todos os lados, como nunca havia visto antes! Mas, como nem tudo são flores, encontrei também um que exibia um texto mais ou menos assim “Fulano e Sicrano, separados desde 2011”!
Um passeio que gostaria de ter feito foi o cruzeiro pelo Rio Main. Ele sai de um pier que fica logo abaixo da Ponte de Ferro. Como era inverno e o tempo não estava dos mais agradáveis, os barcos não estavam em funcionamento no dia de minha visita. Mas, acredito que esse passeio seja uma opção interessante para conhecer os diversos pontos turísticos da cidade sem ter que caminhar muito.
Faça um comentário