Sou uma pessoa muito bem humorada a maior parte do tempo. Mas tenho notado que, com o passar dos anos, tenho ficado com um péssimo humor por causa de”jetlag” após as viagens mais longas. Há algum tempo mal sabia o que era isso. Mas agora que ele entrou pra ficar na minha vida, posso definir com propriedade todos os sintomas (desagradáveis) do jetlag.
Ele normalmente dá as caras no dia seguinte em que retorno para casa após um voo longo. E fico um dia inteiro tão mal (geralmente o dia seguinte ao voo), que parece que nem eu mesma me aguento. Alguém já sentiu isso??? Tanto que sempre tento me programar para voltar para casa pelo menos um dia antes do fim das férias.
É difícil de explicar esse mal-estar causado pelo jetlag. É uma sensação muito estranha: tenho sono, mas não quero dormir; tenho fome, mas não quero comer… E fico megairritada com absolutamente TUDO: até comigo mesma e com quem não tem nada com isso.
Já tinha ouvido falar que para evitar a fadiga da viagem e facilitar a adaptação a um novo fuso-horário deve-se ajustar o seu relógio para o horário do destino assim que embarca na aeronave, ainda no local de partida. É mais um efeito psicológico mesmo. Já faço isso há algum tempo, mas parece não me ajudar tanto.
Recentemente descobri um site que ajuda os viajantes a combater o jetlag: chama-se “Jetlag Rooster“. Ele funciona assim: você define o local de partida e chegada, horários e datas de saída e chegada. Além disso, você precisa especificar o horário em que costuma dormir e acordar diariamente.
A partir dessas informações, o site cria um relatório com sugestões de medidas simples que supostamente ajudarão a reduzir os efeitos do jetlag no dia da chegada ao seu destino e também nos dias subsequentes. Algumas dessas dicas são: ir caminhar e buscar a luz do sol, além de dormir em horários determinados.
Para reduzir a fadiga do viajante, o site também sugere a ingestão de água durante o voo (em vez de café, chá ou álcool), assim como de frutas. E, ao chegar ao seu destino, a dica é continuar bebendo bastante água, tomar um banho e tirar uma soneca de pelo menos 20 minutos (só isso??).
Ainda não apliquei as dicas do site, mas pretendo fazer isso na minha próxima viagem longa. Porque definitivamente ninguém merece perder um dia de férias por causa de jetlag!!!
A boa notícia é que o Jetlag Rooster está também disponível em foma de aplicativo. O download pode ser feito gratuitamente na App Store ou na Google Play.
Vocês têm alguma dica para combater o jetlag após uma viagem longa? Compartilhem com a gente!
Faça um comentário