Confesso que não tinha muitas expectativas em relação à Bélgica, quando estive lá nas minhas férias em agosto de 2012. Mas o país me surpreendeu bastante, e considero que o ponto alto da minha estada tenha sido a visita a Bruges (ou Brugge em neerlandês), uma linda cidadezinha que fica cerca de uma hora de trem da capital Bruxelas.
Conhecida como “Veneza do Norte” por seus inúmeros canais e ruas estreitas, Bruges tem sua arquitetura medieval muito bem preservada e é uma daquelas cidades que faz você se sentir dentro de um conto de fadas.
Um dos pontos altos da visita é o passeio de barco pelos canais. Ele dura cerca de 30 minutos e leva a você a diversos pontos da cidade para apreciar paisagens deslumbrantes, com destaque para os prédios com a arquitetura típica do local. E a boa notícia é que os canais não têm aquele odor típico dos de Veneza, e parecem ser bem menos poluídos.
A cidade não é muito grande, então realmente vale a pena transitar a pé por suas ruas. Uma opção é alugar uma bicicleta, que também é um meio de transporte muito comum em Bruges, inclusive para os turistas.
A Praça Central (“Grote Markt”) e os seus arredores abrigam grande parte dos restaurantes, cafés, lojas de departamentos e as deliciosas – e inúmeras – chocolaterias. Há também diversas barraquinhas com as deliciosas batatas-fritas belgas e sorvetes.
Bruges é rica em detalhes. A maioria das fachadas das casas e estabelecimentos comerciais exibem delicadas flores em suas janelas ou em minicanteiros.
Um dia inteiro é suficiente para explorar toda a cidade e se perder um pouco por suas ruas, mas acredito que fazê-lo em dois dias é menos cansativo.
E foi com essa linda vista (abaixo), que deixamos Bruges, em um lindo dia de verão.
Faça um comentário