Em 2009 tivemos a oportunidade de conhecer um lado menos conhecido do Vaticano. Fomos convidados a passear pela área que é restrita aos funcionários, composta por 22 hectares de jardins (metade da área do Estado) e por vários prédios administrativos, incluindo uma rádio e a sede do governo local.
Na época, também pudemos circular pelos corredores próximos aos aposentos papais e apreciar a Basílica e a Praça de São Pedro por um outro ângulo, bem próximo ao que o Papa Bento XVI via diretamente da janela do seu quarto. E como ele estava passando férias em Castel Gandolfo, não tivemos a chance de encontrá-lo por lá. Neste prédio, vimos também um cômodo todo decorado, onde Michelângelo fez seus primeiros rascunhos e experimentos antes de pintar a Capela Sistina.
Os jardins do Vaticano impressionam pela beleza e grandiosidade. Tudo é muito verde e bem cuidado e é preciso disposição para andar tanto. Fizemos boa parte do percurso de carro, apreciando a paisagem e o canto dos pássaros, que quebravam o silêncio do lugar. Em comparação com o caos e o barulho constante das ruas de Roma, aquilo ali é, sem dúvida, um pedaço do paraíso.
Ficamos surpresos ao perceber que lá dentro existe até mesmo uma espécie de shopping, onde os funcionários podem adquirir produtos de grifes com um desconto especial. Na verdade, existe também toda a estrutura de uma minicidade. E, de fato ali, fica o menor Estado do mundo.
Enfim, foi uma tarde diferente e muito interessante, que nos proporcionou uma nova visão do Vaticano.
Que legal, como faço para conseguir fazer esse passeio também?
Acho que só conhecendo alguém que trabalhe lá.