Le Jardin – Parque de Lavandas |
– Le Jardin – Parque de Lavandas: a poucos quilômetros do centro de Gramado, é um lugar tranquilo e acolhedor, onde se pode conhecer uma plantação de lavandas e uma lojinha que vende tudo o que pode se imaginar com o tema/aroma de lavanda (inclusive licores e bombons). A entrada é GRÁTIS e o atendimento na loja é nota 10. Já fiz um post relatando a minha visita ao local e vocês podem ver mais detalhes e fotos aqui.
![]() |
Parque Vale da Ferradura |
– Parque Vale da Ferradura: fica a cerca de 10 km da entrada Canela. Você chega a ele através de uma estrada de terra que oferece boas condições ao carro e aos passageiros. Ao longo do trajeto, você passa pelo Caminho das Graças, que é uma rota onde há dezenas (ou serão centenas?) de grutas com imagens religiosas. Ao chegar ao Parque, você tem alguns mirantes e algumas opções de trilhas – todas bem acessíveis a todas as faixas etárias e formas físicas, com exceção da Trilha do Rio Cai, cerca de 1 hora distante da entrada. Uma atração à parte são os simpáticos quatis, que se aproximam dos visitantes sem a menor cerimônia na tentativa de descolar (ou surrupiar) um aperitivo (biscoito, pão, sanduíche). As paisagens são encantadoras e surpreendentes, com destaque para um canyon com 420 metros de profundidade e um lindo vale em formato de ferradura.
Mais informações: https://www.valedaferradura.com.br
Pontos de interesse dos Caminhos de Pedra |
– Caminhos de Pedra: próximo a Bento Gonçalves, o roteiro leva você a pontos que resgatam a cultura dos imigrantes italianos que chegaram à região por volta de 1845. O trajeto é formado por estabelecimentos comerciais e culturais, além de pontos de observação – moinhos, casas de massas, de teares, de erva-mate e de ovelhas, além de cantinas e capelas. Há também lojas com produtos coloniais (queijos, salames, conservas, doces, iogurtes, massas e vinhos artesanais, mate). Um desses estabelecimentos é a Casa da Ovelha, onde tive a oportunidade de degustar queijos e doces feitos com leite de ovelha e também assistir à demonstração de um cão pastor (no caso, a fofíssima Brenda, a Border Collie que aparece na foto abaixo) durante o manejo do pastoreio de ovelhas.
Mais informações aqui: https://www.caminhosdepedra.org.br
Alpen Park |
– Alpen Park: não foi uma novidade, porque já estive lá outras duas vezes. Mas é um lugar delicioso em Canela, onde, além de apreciar a linda vista de um vale, você pode se aventurar na Tirolesa, no Arvorismo e na atração principal, que também é a minha preferida: o trenó alpino. Em uma descida que dura cerca de 5 minutos, você pode sentir um ventinho fresco no rosto e um friozinho na espinha enquanto pilota o seu trenó.
– Nova Petrópolis: uma cidadezinha alegre e florida, onde se fala mais alemão que português. Adoro visitar a Praça das Flores (Praça da República) e o Parque do Imigrante. As opções gastronômicas são inúmeras. Eu recomendo o café colonial Opa’s Kaffe Haus, considerado um dos melhores da região e já estrelado pelo Guia 4 Rodas. O restaurante fica em uma casinha de madeira em estilo bávaro, que oferece uma linda vista panorâmica sobre a região e mais de 45 variedades de deliciosos quitutes coloniais.
Faça um comentário